Quando comprar um imóvel? Descubra qual o momento ideal!

quando comprar um imóvel
quando comprar um imóvel

Milhares de brasileiros nutrem o sonho de ter a casa própria, mas é comum que muitos tenham dúvidas sobre quando comprar um imóvel. Afinal, essa aquisição representa um investimento de grande porte e que envolve uma série de fatores além da questão financeira. Portanto, é natural que as pessoas se sintam inseguras para definir o momento ideal de dar esse tão desejado passo.

Assim, mesmo encontrando uma imobiliária confiável e uma ótima oportunidade de negócio, é possível que ainda se sinta indeciso devido a uma série de questões pessoais e detalhes que giram em torno dessa decisão tão séria, que realmente pode causar um enorme impacto na sua vida.

Pensando nesse momento complexo, separamos neste post 5 pontos importantes que você precisa considerar para entender se essa fase da sua vida é a época certa para comprar um imóvel. Dessa forma, você elimina dúvidas e toma essa decisão de forma tranquila e confiante de que está fazendo o melhor para si mesmo e para sua família. Interessado? Continue a leitura deste conteúdo e saiba mais!

Objetivos pessoais

Pessoas desejam comprar um imóvel por diferentes motivos, mas a verdade é que sempre existe um pontapé inicial que faz com que elas queiram começar esse novo projeto de vida. Por exemplo, muitos adquirem uma casa ou apartamento ao se casar. Outro caso muito comum é quando a família está crescendo.

Então, se esse é seu caso, pense com carinho nessa decisão, pois ter mais espaço — investir em um lugar com mais quartos — e um lar seguro e próprio são aspectos muito importantes quando filhos estão envolvidos na equação.

Nada pior do que ter que lidar com a instabilidade do aluguel quando sua maior preocupação é prover seus filhos. Ou ter que se mudar com crianças pequenas por conta de problemas com o locador. Sendo assim, se você está refletindo sobre quando comprar um imóvel, fazer uma análise profunda do seu momento e de seus objetivos pessoais pode ajudá-lo a ter certeza dessa decisão.

Capacidade financeira

Certamente, um fator que não se pode deixar de lado é a questão financeira, sobretudo porque adquirir um lar envolve um alto gasto de dinheiro e é um investimento que comprometerá a renda da família por um bom tempo. Por isso, ter um panorama realista das suas finanças é essencial para entender quando comprar um imóvel.

Logo, se você pensa nisso, é hora de sentar e reunir informações sobre o orçamento familiar. Registre em detalhes quais são as receitas, os gastos e dívidas, se elas existirem. Faça também uma projeção de quanto pode ganhar nos próximos meses, considerando bônus, pagamento de 13º salário, férias, rendas extras, entre outros.

Ao mesmo tempo, se você está realmente decidido a iniciar esse projeto, mas percebe que grande parte do seu orçamento ficará comprometido com a compra da casa própria, talvez seja o momento de observar os dados que coletou antes de fechar negócio e avaliar como cortar custos e poupar um pouco mais antes de dar entrada no imóvel.

Estabilidade profissional

Ainda no quesito vida financeira, é válido fazer uma reflexão sobre sua situação no trabalho. Como andam as coisas no seu emprego? A situação está estável? A empresa, por exemplo, está passando por uma fase difícil, com pouca demanda ou corte de funcionários? Responder essas questões pode orientar sobre o melhor momento de tomar essa decisão.

No fim das contas, sabemos que a compra de um imóvel abrange o pagamento de prestações por muitos anos, logo, se você está inseguro no trabalho, provavelmente essa não é a hora ideal.

Caso contrário, se está vivenciando uma época de prosperidade, é possível que esse seja o período de aproveitar oportunidades e concretizar seu sonho. Mesmo assim, é prudente estar financeiramente preparado antes de bater o martelo e ter uma reserva emergencial caso seja necessário.

Imóveis de interesse

Às vezes, oportunidades de negócio aparecem e representam exatamente aquilo que você desejava há anos. Isso acontece quando encontramos o imóvel na medida certa para a família e em um local que se almeja morar. Então, se está tudo indo bem com sua vida financeira e você se depara com um apartamento com mais qualidade de vida em um bairro mais próximo de amigos e familiares, tudo indica que essa é a hora de mudar de casa.

Diversas pessoas moram em locais não muito práticos, onde não há uma boa rede de transporte e variedade de comércio e serviços para atender o dia a dia. Como resultado, precisam passar horas no trânsito e se deslocar toda vez que necessitam ir para o trabalho, escola, mercado, academia etc. Da mesma forma, existem bairros que têm um custo de vida muito superior ao que a família pode bancar.

Nesses cenários, quando aparece um imóvel de interesse, vale a pena unir o útil ao agradável e comprá-lo em uma região que atenda as necessidades da família. Desse jeito, com uma rotina mais prática, ganha-se tempo e os gastos com transporte e serviços mais caros se diluem no médio e longo prazo, aliviando as prestações da casa nova.

Valor de entrada

Por fim, é crucial ter em mente que é necessário dispor de uma quantia reservada para dar entrada no seu lar. Instituições financeiras não financiam 100% do valor de um imóvel. Em geral, a família deve dispor de 20 a 30% do total como entrada, dependendo do programa e do banco escolhidos.

Desse modo, se você ainda não possui esse montante, saiba que precisará se organizar antes e economizar para poder dar uma entrada substancial. É sempre bom lembrar que quanto maior esse valor iniciar, menor será sua dívida, então se planejar faz toda a diferença.

Quando for estudar seu orçamento, anote o quanto tem em suas economias e, se não for suficiente, programe-se para realizar essa conquista: descubra o quanto tem que poupar por mais e por quanto tempo. Assim você se prepara e saberá exatamente quando comprar um imóvel.

Como você viu, decidir quando comprar um imóvel é uma escolha que compreende muitos fatores. Por vezes, uma pessoa está em uma fase da vida que pede uma mudança e encontra um bom apartamento, porém não está financeiramente preparada para esse investimento. Por isso, se esse é seu sonho, analise todos os elementos sugeridos neste post e não se esqueça de se planejar e fazer simulações para definir qual é o melhor empreendimento para sua família!

Este conteúdo foi útil para você? Se sente preparado para dar esse passo e adquirir sua casa própria? Entre em contato conosco e encontre o apartamento dos seus sonhos!