segunda-feira, março 18

Simulador de financiamento imobiliário: como ele é feito?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Em meio a taxas, valores e juros diferentes, é fundamental fazer uma pesquisa profunda sobre o imóvel desejado. O simulador de financiamento imobiliário ajuda bastante nesse sentido, pois é uma ferramenta capaz de fazer comparações para avaliar as melhores condições de pagamento.

Em linhas gerais, o cliente tem a possibilidade de saber, aproximadamente, quanto vai pagar antes de dar início ao financiamento. Dessa forma, pode organizar melhor seu próprio orçamento. Quer saber mais? Continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que é simulador de financiamento imobiliário?

É uma ferramenta online oferecidas pelas instituições bancárias que permite avaliar o financiamento, valores e número de prestações em diferentes cenários. Você pode simular um financiamento nos sites dos bancos, agências de consórcio, páginas específicas (necessário pesquisar para especificar os juros) e na própria agência bancária.

Nesse processo, são solicitados os seguintes dados:

  • valor da entrada;
  • modalidade de financiamento;
  • estado e cidade;
  • renda mensal;
  • tipo de imóvel;
  • idade do proponente;
  • imóvel novo ou usado;
  • entre outras informações.

Trata-se de uma ferramenta autoexplicativa, de uso simples e gratuita, que pode ser utilizada mesmo que o comprador não tenha dado início aos procedimentos para a compra de um imóvel.

Como simular o financiamento do imóvel?

Para fazer um boa simulação, é preciso que todas elas apresentem as mesmas condições. Isso é o que dizem especialistas no assunto.

A entrada e número de parcelas, por exemplo, devem ser iguais em todos os processos. Se você quer financiar os custos com o cartório, tem de colocar isso nas simulações de todos os imóveis.

Além disso, o banco leva em conta uma série de fatores para a aprovação. Entre eles está o valor da entrada, percentual da renda destinado ao pagamento do bem, profissão, se mais de uma pessoa participará do financiamento etc.

Também é importante verificar juros e o Custo Efetivo Total (CET) que deve agregar juros, seguros e taxas. Faça comparações entre as simulações avaliando a soma das parcelas e os valores que terá que pagar. Assim conseguirá identificar a opção mais em conta.

Qual é a vantagem de simular o financiamento de um imóvel?

O principal benefício é fazer a simulação conforme suas capacidades de pagamento, em diferentes condições e de graça. O simulador da Caixa Econômica Federal, por exemplo, calcula automaticamente o valor máximo que poderá ser financiado de acordo com a renda. Assim você pode equilibrar as contas, economizar para a entrada e ter uma ideia de quais imóveis cabem na sua faixa de renda.

É válido salientar que a simulação, por si só, não assegura a compra. É preciso consultar o gerente de vendas, entregar os documentos solicitados e aguardar o pedido de liberação do banco. O simulador de financiamento imobiliário amplia a visão, permitindo que você tenha uma ideia das possibilidades e valores a serem pagos. Mas a escolha e o passo final são feitos pessoalmente.

Por fim, anote mais uma dica: não tenha pressa! Pesquise bastante e procure por empresas especializadas para ajudar você a conhecer e escolher os melhores imóveis possíveis. Na dúvida, entre em contato com a Trisul!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Deixe um Comentário