quinta-feira, abril 18

Procurando um imóvel? Conheça os 7 melhores bairros de São Paulo

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O que você prefere: morar em uma região badalada e movimentada ou com muito verde e ar puro? Certamente, as respostas serão distintas. Entretanto, a escolha de um imóvel passa pela definição dessas e de outras características. De fato, essa é a única maneira de acertar na hora de escolher os melhores bairros de São Paulo para viver.

A capital paulistana e principal metrópole da América do Sul tem diferentes regiões e é capaz de satisfazer diversos tipos de gostos. Algumas pessoas consideram a segurança o fator mais importante. Outras preferem a proximidade do trabalho. Não podemos nos esquecer de quem prefere um bairro mais distante dos grandes centros, priorizando a calmaria e a tranquilidade.

Você está procurando um imóvel para comprar? Então, vale a pena continuar a leitura para conhecer quais são os 14 melhores bairros de SP. Este conteúdo pode ajudar você a escolher um imóvel em uma região que seja compatível com seu estilo de vida. Não perca!

Por que é importante escolher um bom bairro para morar?

Na hora de buscar a moradia ideal, é preciso levar em consideração uma série de fatores conforme suas necessidades. Um bairro com fácil acesso, por exemplo, facilita o deslocamento para o trabalho, faculdade ou casa de amigos e parentes.

Também é importante avaliar a infraestrutura e segurança da região escolhida. O fator bairro influencia diretamente na qualidade de vida dos moradores, por isso, é tão importante escolher o mais adequado às suas demandas diárias. Em São Paulo, existem diversos bairros ótimos para moradia, separamos os principais.

1. Vila Mariana

Vamos começar pela Vila Mariana, que é um dos bairros que mais atrai a população paulistana e a escolha de muitas pessoas que optam por essa região na hora de alugar ou comprar um imóvel. Entre os principais motivos, a segurança é um grande destaque. O índice de roubos e homicídios é baixo em comparação com outras regiões da cidade.

Além disso, o fácil acesso ao transporte público também merece atenção, em especial para quem deseja fugir de congestionamentos. A Vila Mariana conta com alguns corredores de ônibus e várias estações do metrô, principalmente a linha 2-verde.

Por fim, pode-se dizer que a Vila Mariana é um dos melhores bairros de São Paulo por contemplar uma infraestrutura completa, com escolas, comércios, hospitais, centros culturais e diversos tipos de restaurantes.

2. Vila Madalena

Um dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo é o Beco do Batman. Você já ouviu falar dele? Pois bem, ele se localiza na Vila Madalena. Os muros da Rua Gonçalo Afonso começaram a ser pintados em 1980, reunindo mais de 50 obras, que são renovadas constantemente por um grupo de grafiteiros.

Além disso, a Vila Madalena apresenta outros atrativos interessantes. A região é conhecida por ser um reduto boêmio da Zona Oeste e por ter se tornado uma excelente opção em termos de cultura. Em poucos quarteirões, podemos encontrar pelo menos 15 galerias de arte.

Apesar de toda essa badalação, a região também é vista como uma opção para casais e famílias que desejam algo mais aconchegante. Falando em casais, a Praça Benedito Calixto é um local bastante frequentado por recém-casados, que realizam compras e almoçam nos restaurantes.

3. Itaim Bibi

O Itaim Bibi é um dos bairros de luxo mais conhecidos de São Paulo, abrigando, entre outras coisas, um shopping a céu aberto. Além disso, é fácil encontrar bancos de investimentos, empresas de tecnologia e escritórios de advocacia na região.

Nos últimos anos, os profissionais dessas empresas se tornaram ávidos frequentadores de happy hours, favorecendo a criação de vários barzinhos, principalmente na região entre a Avenida Brigadeiro Faria Lima e a Rua João Cachoeira. Entre as principais opções, não podemos deixar de mencionar o Tatu Bola. Algumas atividades rotineiras, como ir ao supermercado ou ao cabeleireiro, podem ser realizadas sem a necessidade de nenhum transporte, uma vez que os comércios são bem acessíveis. Vale a pena conhecer, não é?

4. Pompeia

O bairro Pompeia se localiza em uma das regiões mais nobres da capital paulista. Outro destaque é a proximidade de vias importantes, como a Marginal Tietê e a Avenida Paulista, o que favorece o deslocamento tanto de quem utiliza transporte próprio quanto público. A região conta com um grande número de linhas de ônibus, metrô, estações da CPTM e o terminal Barra Funda.

Logo, pode-se dizer que os moradores do Pompéia sempre têm excelentes opções de deslocamento para todas as regiões da cidade de São Paulo. Acrescenta-se ainda o fato de que há uma grande variedade de imóveis nesse bairro, tanto para quem prefere apartamentos pequenos quanto para aqueles que priorizam espaços maiores.

5. Pinheiros

Pinheiros também pode ser considerado um dos melhores bairros de São Paulo. Ele é conhecido pelo seu caráter informal e por ter se tornado a sede de um grande número de novos restaurantes. Apesar disso, é raro encontrar estabelecimentos que cobrem um preço absurdo.

Além das variadas opções gastronômicas, o bairro Pinheiros está localizado perto de importantes vias, como Avenida Brigadeiro Faria Lima, Avenida das Nações Unidas, Avenida Eusébio Matoso, Avenida Rebouças e Marginal Pinheiros, propiciando boas opções de transporte público.

Em termos de lazer, não podemos nos esquecer da grande quantidade de parques disponíveis na região. Há 50 deles, sendo o Parque Villa-Lobos o mais famoso. Clubes também fazem parte da região e os mais tradicionais são: Clube Hebraica e Clube Pinheiros.

6. Vila Clementino

A Vila Clementino se localiza na Zona Sul, onde estão os principais centros para portadores de necessidades especiais: AACD (deficientes físicos), Instituto Santa Terezinha (deficientes auditivos), Centro de Apoio ao Deficiente visual e Instituto Dorina Nowill (deficientes visuais).

Aproximadamente 35 mil pessoas são recebidas nesses centros todos os meses. Entretanto, qual é o impacto desses estabelecimentos para que a Vila Clementino seja um dos melhores bairros de São Paulo? A região contempla uma grande frota de ônibus, sendo que 30% deles são acessíveis. Além disso, ela engloba diversos comércios, hospitais e associações de saúde, além dos colégios mais tradicionais de São Paulo.

7. Vila Olímpia

Quando falamos dos melhores bairros de São Paulo não podemos deixar de citar a Vila Olímpia. A região compreende shoppings centers luxuosos, as baladas mais procuradas, restaurantes extraordinários e, ainda, ruas tranquilas e arborizadas.

A proximidade de grandes vias também merece destaque, como é o caso da Avenida Brigadeiro Faria Lima, Avenida Santo Amaro, Avenida dos Bandeirantes, onde se localiza o aeroporto de Congonhas, e a Marginal Pinheiros. É válido ressaltar que a região de Faria Lima é conhecida como um dos grandes centros financeiros de todo o mundo. Lá, encontram-se sedes de empresas gigantes, como Facebook, Google, Unilever, Kimberly Clark, entre outras.

8. Moema

Moema também se destaca entre os melhores bairros para morar em SP. A região é bastante procurada, especialmente ao redor da Estação Moema do metrô. De acordo com uma reportagem publicada no DCI, os imóveis do bairro têm valorização acima da média, em comparação com outros locais que tiveram estações do metrô inauguradas há pouco tempo.

Isso significa que, além de ser adequado para moradia, comprar um apartamento em Moema é um excelente investimento. Um exemplo de empreendimento no bairro Moema é o Gaivota 1081, que fica na rua Gaivota, número 1.081, entre as avenidas Pavão e Ibijaú. Lá, os apartamentos têm 2 suítes, área privativa de 76m² e um condomínio completo, com bicicletário, piscina coberta, academia, salão de festas, playground e brinquedoteca.

9. Bela Vista

Sem dúvidas, o bairro Bela Vista está no coração dos paulistanos! Ele fica na região central, faz divisa com o Bixiga e, antigamente, era reduto dos imigrantes italianos. Hoje, o Bela Vista oferece aos moradores tanto tradição quanto modernidade e conforto. O local tem fácil acesso às famosas vias de São Paulo, como as avenidas Paulista e 23 de Maio e as ruas Almirante Marques Leão e Pamplona.

O bairro também é referência em atividades culturais, pois nele estão o Teatro Ruth Escobar, o Teatro Sérgio Cardoso e o Museu de Culinária e Cultura Italiana. Ao passear pela Bela Vista, é possível ainda, curtir a praça Dom Orione e a Igreja Nossa Senhora da Achiropita — onde é realizada, todo mês de agosto, a tradicional Festa Achiropita.

10. Jardins

Algo em comum entre os melhores bairros para morar em SP é a presença de áreas verdes. Aliás, isso é fundamental para a qualidade de vida, concorda? Conforme ressalta reportagem da Folha, essa é uma característica que valoriza ainda mais a região e é marcante em três áreas de São Paulo: Alto da Boa Vista, Alto de Pinheiros e, claro, Jardins!

De fato, é no Jardins que estão localizados os parques Ibirapuera e Trianon, um dos mais famosos de São Paulo. Para você ter uma ideia, somente o Ibirapuera tem uma área de 158 hectares, repleta de árvores, arbustos, animais e lagos, sem contar a enorme estrutura para a prática de esportes. Sem dúvidas, um oásis no meio da cidade!

10.1. Jardim América

Lembra-se de que falamos que há pessoas que preferem morar em lugares agitados e outras que desejam tranquilidade? Faltou mencionar que há como reunir o melhor desses dois mundos e o Jardim América pode ser a melhor escolha para isso. Lá, você estará ao lado da Paulista, mas sem precisar se preocupar com toda aquela movimentação que faz da avenida um dos símbolos da cidade.

Há ainda outra questão que faz do Jardim América um dos lugares mais charmosos de São Paulo: ele está cercado das mansões tradicionais, que remontam à época em que a cidade era habitada pelos chamados barões do café. Por fim, mais uma vantagem: os acessos são facilitados, já que o bairro é cortado pela Avenida Brasil e fica próximo da Avenida Rebouças.

10.2. Jardim Europa

Já dissemos que a região dos Jardins está entre as mais nobres entre os bairros paulistanos, mas no Jardim Europa o destaque fica por conta do sossego e da segurança. Além disso, pensando no mercado imobiliário, podemos dizer que essa é uma das regiões mais valorizadas da capital, principalmente por conta das mansões construídas por ali.

Aliás, no quesito beleza, além da arquitetura desses casarões, suas ruas são, provavelmente, as mais arborizadas de São Paulo. Morar no Jardim Europa também é uma excelente escolha para quem deseja estar próximo de alguns dos ambientes culturais mais interessantes, como o Museu da Imagem e do Som (MIS) e a Fundação Ema Klabin.

11. Perdizes

Outra região boa para viver é Perdizes, localizada na Zona Oeste da capital paulista. Um dos grandes destaques de lá está relacionado à mobilidade urbana. Afinal, o local conta com vias largas e bem sinalizadas, como é o caso da avenida Sumaré e da rua Turiassú. Aliás, elas dão acesso à Barra Funda, Sumaré e Pinheiros, o que é uma mão na roda para quem trabalha nessas regiões.

Outra característica que faz Perdizes ser um dos melhores bairros para morar em SP é o fato de contar com bom acesso ao transporte público. Além de diversos pontos de ônibus, os moradores podem utilizar as estações Clínicas e Sumaré do metrô, assim como as ciclovias.

12. Ipiranga

Por fim, Ipiranga também faz parte da lista dos melhores bairros de São Paulo, especialmente pelo fato de ter bons empreendimentos para quem deseja comprar um imóvel. Entre os que mais se destacam estão o Royal Alto do Ipiranga e Altez Ipiranga, ambos localizados na rua Marques de Olinda.

O primeiro tem área privativa de 68m² e 91m² — tamanho ideal de um apartamento para famílias de até 4 pessoas —, com 2 e 3 quartos, suíte e vaga na garagem. Já o segundo, Altez Ipiranga, tem uma área privativa maior — 71m², 108m² e 160m² —, entre 2 e 4 quartos e de 2 a 3 suítes. Em comum, os condomínios oferecem piscina (infantil e adulto), churrasqueira, playground e brinquedoteca. O que é ótimo para você viver bem, certo?

13. Ibirapuera

Com esse nome, talvez o bairro dispense apresentações, mas quem está chegando agora a São Paulo pode não saber que Ibirapuera não é apenas um parque. Entretanto, certamente, é ele que dá o tom de qualidade de vida a essa região paulistana. Não à toa, o local foi escolhido pela revista Veja SP como o melhor lugar para morar em São Paulo pelos praticantes de esporte.

Assim, uma das grandes vantagens de viver por ali, claro, é aproveitar os benefícios do Parque Ibirapuera, projetado por Oscar Niemeyer e Ulhôa Cavalcanti. Mais do que isso, é uma excelente escolha para quem deseja comprar imóveis modernos, em uma das melhores localizações da região e com toda a infraestrutura necessária para garantir sua qualidade de vida.

14. Vila Nova Conceição

Nossa lista se encerra com uma opção totalmente residencial, excelente para quem deseja morar na capital, sem abrir mão das características mais tranquilas que esse tipo de bairro pode proporcionar. A Vila Nova Conceição fica entre o Itaim Bibi, o Ibirapuera e a Vila Olímpia e, justamente por essa localização privilegiada, tem um dos metros quadrados mais bem avaliados da cidade.

Nessa região, você poderá encontrar imóveis em condomínios altos, com vista para o Parque Ibirapuera. Também terá acesso facilitado a outras regiões da cidade e infraestrutura completa para atender às suas necessidades sem precisar de grandes deslocamentos.

Como escolher o melhor bairro para morar?

Quando vamos adquirir imóvel, além de uma boa avaliação estrutural, também analisamos o conforto e a segurança que a região proporciona. Na maioria das vezes, a busca pelo imóvel ideal começa na escolha do bairro. Por isso, certos fatores precisam ser considerados na hora dessa decisão.

Condições de segurança

Um dos fatores mais importantes que temos que avaliar na hora de comprar um imóvel é a segurança do bairro. Converse com vizinhos, busque informações na delegacia da região e se informe sobre a segurança do local. Além disso, verifique a iluminação das ruas, a presença de câmeras de segurança e procure se informar sobre a ronda de viaturas policiais na região.

Comércio nas proximidades

Outro ponto importante na hora da escolha do melhor bairro para morar é analisar o comércio da região. Supermercados, mercearias, farmácias, bancos e outros tipos de estabelecimentos essenciais são fundamentais para a comodidade aos moradores. Alguns condomínios oferecem um complexo comercial com tudo que os condôminos precisam no dia a dia.

Boa infraestrutura urbana

Uma boa infraestrutura urbana também é essencial para o bem-estar de quem reside naquele determinado bairro. Calçadas, serviços de água e esgoto, iluminação adequada na rua, internet, coleta de lixo diariamente, entre outros, valorizam o imóvel, garantindo mais conforto e segurança a população.

Mobilidade adequada

As condições de mobilidade urbana também precisam ser consideradas na hora de escolher o bairro para morar. É preciso avaliar se as vias são devidamente sinalizadas, se o local tem espaços para ciclovia, entre outras coisas que possam agregar facilidades no dia a dia dos moradores. Além disso, analise as possibilidades de fazer pequenas tarefas a pé, como ir à padaria ou ao mercado. Assim, você economiza combustível e colabora com o meio ambiente, além de fazer uma atividade física.

Áreas verdes na região

Nada melhor que descansar no fim de semana em um parque, não é mesmo? Por isso, quando for escolher um lugar para morar, procure por um bairro que ofereça espaços ao ar livre para diversão e lazer. Viver em harmonia com a natureza contribui para a saúde mental da população e as áreas verdes ajudam a equilibrar a temperatura da região.

Quais são os piores bairros de São Paulo?

Mas, morar em uma cidade grande, como São Paulo, também tem seus desafios. De um lado, temos boas oportunidades de moradia, empregos e carreira, mas existem também questões relacionadas à insegurança. Por isso, é preciso conhecer bem o bairro que se vai morar para evitar lugares considerados mais perigosos.

Em São Paulo, a região Sul tem sido vista como a mais perigosa, tendo os bairros Capão Redondo, Campo Limpo, Jardim Herculano e Jardim das Imbuias os com maiores registros de delitos, como furto, roubos, latrocínio, homicídios, estupros e lesões corporais, além do tráfico de drogas.

Independentemente da região a ser escolhida, é preciso considerar informações importantes antes de tomar uma decisão. A única maneira de escolher um dos melhores bairros de São Paulo é analisar as opções e identificar aquelas que são mais adequadas aos seus desejos, objetivos e, principalmente, ao seu estilo de vida.

Não adianta nada optar por um imóvel por causa de suas qualidades sem analisar o seu entorno. Sendo assim, preste atenção em pontos que sejam importantes para você e sua família, e lembre-se: a escolha dos melhores bairros de São Paulo está diretamente relacionada com suas características pessoais. Pense nisso!

Quer saber mais sobre os melhores bairros de São Paulo? Entre em contato com os consultores da Trisul e encontre o imóvel dos seus sonhos!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.