quarta-feira, abril 24

Guia de bairros: conheça a Vila Clementino em SP

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

São Paulo é uma cidade grandiosa e cheia de contradições, mas, de fato, também é um lugar repleto de bairros que proporcionam muita qualidade de vida para seus moradores. Entre eles, sem dúvidas, está a Vila Clementino, um dos grandes destaques da área nobre da zona sul da capital paulista.

Aliás, a região é ideal para quem está planejando comprar imóvel perto de tudo, ao redor de boas opções de lazer e cultura e com ótimos condomínios para morar com a família. Somado a isso, o bairro ainda é seguro e tem bastante verde ao redor, o que é excelente, concorda? Continue com a leitura e saiba mais sobre a história da Vila Clementino e o que ela tem de melhor a oferecer para você!

Entenda a história da Vila Clementino

Embora poucos saibam, o surgimento da Vila Clementino tem uma história bastante curiosa, contada nessa reportagem da Folha. Resumidamente, enquanto a maioria das regiões se desenvolviam ao redor de igrejas, esse bairro nasceu nos arredores de um matadouro municipal, que foi aberto em 1887 e onde hoje funciona a Cinemateca Brasileira.

O prédio feito de tijolos é tombado, símbolo do bairro e reconhecido como patrimônio histórico de São Paulo. Outra característica marcante dessa área foi a presença de grandes chácaras e de imigrantes italianos que vieram para o Brasil em busca de trabalho e de uma vida melhor.

Com o tempo, a Vila Clementino mudou bastante e poucas referências sobraram daquele período. Além de ser considerada como um dos bairros mais nobres da cidade, a região tem boa infraestrutura, rede de comércio bem variada e sua localização dá acesso às principais vias paulistanas, como indicado a seguir.

Saiba quais são as principais vias do bairro

Depois de conhecer um pouco da história da Vila Clementino, vamos mostrar para você onde ela está localizada, exatamente, e quais são as suas principais vias. O bairro fica situado na zona sul da cidade e faz parte da subprefeitura da Vila Mariana.

Ele fica próximo ao Paraíso, Vila Mariana, Mirandópolis e Jardim Luzitania. Ao olhar no mapa, é possível perceber que a região está entre exatamente entre a rua Domingos de Moraes e avenida Rubem Berta. Além delas, outras vias se destacam, tais como:

  • rua Sena Madureira;
  • rua Borges Lagoa;
  • rua Loefgren.

Outro aspecto importante é a presença de estações do metrô nas proximidades, como Vila Mariana, Chácara Klabin, Santa Cruz e Praça da Árvore, que dão acesso às linhas azul e verde.

Veja as principais características da região

Cultura e lazer

Sem dúvidas, a Vila Clementino tem muitas opções de lazer e cultura. Como dito, no bairro está localizada a Cinemateca Brasileira. A instituição abriga o maior acervo audiovisual da América do Sul, tem milhares de filmes armazenados por lá e organiza diversas atividades culturais, sendo muitas delas gratuitas.

Na região ainda está o Museu Lasar Segall, onde é possível conhecer mais sobre as obras do pintor lituânio, que viveu no Brasil após fugir dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Museu de Arte Moderna de São Paulo e o Museu de Arte Contemporânea, no parque Ibirapuera, também ficam bem perto da Vila Clementino.

Por falar nisso, o bairro é próximo ao Ibirapuera, uma das mais importantes áreas para fazer exercício ao ar livre da região central da cidade. Aliás, muitos prédios têm uma vista incrível para o parque.

Comércio e serviços

A ampla rede de comércio e serviços também é uma vantagem da Vila Clementino. Lá é possível encontrar ótimas padarias, supermercados e lojas.

Um dos principais pontos é o Shopping Santa Cruz, na rua Domingos de Moraes. Nessa mesma via, estão localizados muitos outros estabelecimentos comerciais, com tudo o que você mais precisa no dia a dia.

Na região, o morador pode encontrar supermercados como Pão de Açúcar, Pastorinho e Empório Mais Verde. O bairro ainda tem excelentes instituições de ensino, especialmente para quem tem filhos pequenos. Colégio Marista Arquidiocesano e Colégio Nossa Senhora do Rosário são os principais.

Infraestrutura

A Vila Clementino destaca-se, ainda, por conta de sua infraestrutura. A região conta com diversas opções de transporte público, ciclovias e ruas e avenidas que dão acesso rápido às variadas áreas da cidade.

Além disso, o bairro é rodeado por excelentes hospitais, como Santa Cruz, São Paulo, Maternidade de Amparo Fetal e Hospital do Rim. Farmácias também são inúmeras por lá e em grande variedade.

Para completar, essa área oferece ótimas opções de bares e restaurantes. Um dos mais famosos é a pizzaria Bráz Quintal, localizada na rua Gandavo, número 447. O lugar é bem tradicional, serve pizzas deliciosas e ainda é bastante aconchegante.

Já na rua Luís Góis fica o Legítimo Bar. O local é bastante interessante, tem diversos drinks e cervejas, assim como petiscos e comida de boteco de primeira. Vale a pena visitá-los!

Imóveis

Por fim, uma das grandes vantagens de morar no bairro Vila Clementino é a presença de excelentes imóveis para comprar ou alugar e dentro de condomínios completos.

No Axis Vila Mariana, por exemplo, perto do parque Ibirapuera, as áreas comuns incluem academia, salão de festa, piscina, churrasqueira e até forno de pizza. Entre outras comodidades, o morador ainda conta com um espaço coworking. Os apartamentos são studio ou com 2 ou 3 dormitórios e têm uma área privativa de 23 m², 31m², 48m² e 71m²

Adicionalmente, o bairro conta com uma série de lançamentos, o que é perfeito para quem está planejando comprar um imóvel e, assim, proporcionar mais conforto para a família. Entretanto, para encontrar o apartamento ideal, lembre-se de escolher uma imobiliária de confiança e que conheça bem a região para orientá-lo de forma eficiente.

Finalmente, fica evidente que optar por um imóvel no bairro Vila Clementino pode proporcionar para você inúmeros benefícios. Afinal, a área tem uma infraestrutura completa, com diversas opções de lazer e de mobilidade, boa localização e oferece muita tranquilidade para seus moradores.

Viu só como é interessante a história do bairro Vila Clementino? Aposto que você ficou com vontade de morar lá, não é mesmo? Então, continue conosco e saiba como encontrar o apartamento certo ao utilizar um simulador de financiamento imobiliário!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.