terça-feira, março 19

Por que morar no bairro Vila Clementino?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Assim como outras megalópoles, a cidade de São Paulo tem alguns bairros com localização privilegiada. A zona sul, por exemplo, é uma região bem extensa, com mais de 600 km², onde se localizam os bairros Vila Clementino, Vila Mariana, Alto da Boa Vista, Brooklin, Interlagos, Morumbi e tantos outros.

É interessante destacar que essa região é considerada uma das melhores para se residir, de acordo com a opinião de muitos paulistanos. Deve-se levar em consideração que a zona sul fornece um acesso mais fácil aos pontos mais importantes da cidade, trazendo maior mobilidade e evitando que as pessoas percam muito tempo no trânsito.

O bairro Vila Clementino, pertencente ao distrito da Vila Mariana, é considerado uma das regiões nobres da cidade, sendo cercado por comércios, centros hospitalares e associações de saúde, entre outros estabelecimentos. Nos últimos anos, a gama de investimentos nesse bairro aumentou consideravelmente, atraindo novos moradores.

Ficou interessado? Conhece esse bairro? Não? Então leia este artigo e descubra por que morar no bairro Vila Clementino é uma boa opção.

Qual é a história do bairro Vila Clementino?

Não podemos explicar por que morar no bairro Vila Clementino se não abordarmos a sua história. Ao contrário da maioria dos bairros paulistanos que nasceram ao redor de igrejas, a Vila Clementino nasceu em torno do Matadouro Municipal. Esse matadouro foi instalado na região por volta de 1887, permanecendo no mesmo local por 40 anos.

Chácara da Boa Vista

Assim, houve um incentivo para o povoamento da região, o que favoreceu a chegada das oficinas de Ferro Carril e da Fábrica de Fósforos, assim como a escola pública de Dona Maria Petit. No ano de 1892, José Antônio Coelho comprou a região denominada “Chácara da Boa Vista” e a loteou, abrindo ruas e vilas.

O Dr. Clementino de Souza e Castro

O nome oficial dado pelo comprador foi Vila Clementino, buscando homenagear o Dr. Clementino de Souza e Castro, que foi Promotor Público, Juiz, Ministro do Tribunal de Justiça de São Paulo e Presidente do Conselho da Intendência da Cidade de São Paulo, que equivale ao cargo de prefeito.

Cinemateca Brasileira

O matadouro funcionava no local onde é a Cinemateca Brasileira, que continha um amplo acervo de livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes.

Porém, em fevereiro de 2016, um incêndio tomou conta do prédio, queimando inúmeros arquivos que faziam parte da história audiovisual de nosso país. Ao que tudo indica, a causa foi uma autocombustão, uma vez que os rolos de filme continham materiais altamente inflamáveis.

Quais são as principais vantagens em morar nesse bairro?

Como já destacado, a região sul de São Paulo apresenta alguns atrativos para os residentes. Obviamente, algumas características variam conforme as características das pessoas, como a preferência por um lugar mais calmo ou mais agitado. Contudo, buscamos reunir as principais vantagens em escolher o bairro Vila Clementino. Veja:

Qualidade de vida

O maior benefício de ser vizinho de um parque se dá em termos de qualidade de vida.

Passear com seu cachorro tranquilamente, levar seus filhos para andar de bicicleta e correr todos os dias antes do trabalho são hábitos saudáveis e fundamentais para você e toda sua família.

Essa região também é conhecida por abrigar os hospitais mais importantes da cidade, como o Hospital São Camilo, o Instituto Dante Pazzanese, o HCor e o Hospital São Paulo, referência no tratamento de inúmeras doenças.

Mobilidade urbana

A mobilidade urbana é um dos principais aspectos avaliados pelos paulistanos e por quem frequenta a cidade. Morar longe do local de trabalho ou distante das principais avenidas da cidade é sinônimo de horas e horas de trânsito.

Nesse ponto, o bairro Vila Clementino está em uma das melhores localizações. A região fornece acesso fácil por grandes avenidas, como a Marginal Pinheiros, a Av. dos Bandeirantes e a Av. Vinte e Três de Maio.

Transporte público

Em termos de transporte público, podemos destacar inúmeras linhas que circulam na região 24 horas por dia. Além disso, as linhas 1 — azul (estações Santa Cruz, Saúde e Jabaquara), 2 — verde (estações Ana Rosa e Paraíso), 5 — lilás do metrô e 9 — esmeralda (estações Santo Amaro e Morumbi) são próximas a esse bairro.

Não podemos deixar de mencionar a recém inaugurada linha 5 do metrô, a estação Hospital São Paulo. Então, se o transporte público é uma realidade para você ou se será uma alternativa para seus filhos, a Vila Clementino é um excelente local para escolher sua moradia.

Cultura

O bairro Vila Clementino também apresenta opções interessantes em termos de cultura. O Teatro Popular João Caetano, a Cinemateca e o MAC são os principais atrativos do bairro.

Além desses, há o Sesc Vila Mariana, que sempre conta com um programa cultural à disposição. O ambiente é dividido em auditório, piscina, quadras de esporte e um teatro. Vale a pena conferir.

Comércio

Os comércios e serviços não poderiam ficar de fora, não é mesmo? A região se localiza a apenas 8 km da Av. Paulista e a 7 km da feira da Liberdade, que estão entre os principais centros da capital paulista.

Quando o assunto é barzinho, a Vila Mariana é o centro das atenções. A região está repleta de bares e conta com alguns dos restaurantes mais tradicionais da cidade, como a unidade matriz da pizzaria 1900.

Serviços

As escolas também fazem parte do bairro Vila Clementino. O Colégio Marista Arquidiocesano, que é uma das instituições mais tradicionais da cidade, se localiza na Vila Mariana. O Colégio Anglo-Brasileiro, outra excelente escola, também está lá.

Já em termos de faculdades, podemos destacar a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Como é a valorização dos imóveis no bairro?

Por fim, mas não menos importante, precisamos dar ênfase para a valorização dos imóveis no bairro Vila Clementino. Como destacamos no início deste texto, a região sul de São Paulo vem recebendo muitos investimentos, o que a torna bastante procurada.

Essa região já é conhecida por abrigar a maior parte dos bairros de alto padrão. É válido destacar que esse território funciona com um grande eixo de desenvolvimento, no qual a renda da população residente é suficiente para atrair infraestrutura, serviços, comércios e edifícios corporativos.

É importante lembrarmos que a inauguração das novas linhas de metrô e os demais investimentos da região farão os imóveis valorizar ainda mais. Então não perca tempo e garanta já a sua unidade.

Onde fica a Vila Clementino?

O bairro Vila Clementino está localizado a apenas 2 km do Parque Ibirapuera, o que facilita com que seus moradores se tornem visitantes frequentes. O lugar está situado na zona sul de São Paulo, entre os distritos de Saúde e Vila Mariana e ao mesmo tempo é vizinha da Vila Nova Conceição e Moema.

Vila Clementino fica a apenas 10 minutos de distância do Aeroporto de Congonhas e tem acesso a outros bairros da região. O bairro fica próximo do Corredor Norte-Sul, da Rodovia dos Imigrantes e do Viaduto Onze de Junho, razão pela qual tem excelente mobilidade e acesso.

Como é a segurança na Vila Clementino?

A Vila Clementino é muito bem-conceituada por pertencer à área nobre da cidade de São Paulo e ser muito segura. Esse é um dos bairros mais seguros da capital paulista, com várias delegacias e presença de policiais nas ruas, o que aumenta a segurança dos moradores. As pessoas que residem na região contam ainda com segurança privada.

O que fazer na Vila Clementino?

Na Vila Clementina, você encontrará diversas opções de diversão e entretenimento para todas as idades. Há alternativas de lazer completo, gastronomia, cultura e lazer. Veja a seguir algumas dicas interessantes para aproveitar as atrações disponíveis na região!

Centros Culturais

Os centros culturais da Vila Clementino são locais para quem deseja apreciar a arte e aprender de maneira divertida sobre a cultura nacional e internacional. Neste bairro é possível encontrar teatros e museus com espetáculos apresentados por ótimos artistas. O Centro Cultural oferece preços acessíveis para quem gosta de música, literatura, dança, cinema e artes visuais.

A biblioteca conta com um enorme acervo de livros, discos e documentos. Existem salas para leitura, ambientes para crianças, palco de shows, ginásios e piscinas. Na Cinemateca Brasileira, você terá acesso a um belo jardim, com salas de exibição e várias esculturas. Ela tem um acervo visual de roteiros, fotos e documentos com conteúdos para cinema.

Museus

O museu Lasar Segall é uma alternativa indicada para quem gosta de ciência ou arte. O antigo ateliê e residência mostra diversas obras artísticas, fotos bibliográficas, documentos e outras referências do artista modernistas que deu o seu nome ao espaço. Se preferir, poderá visitar o Museu do Instituto Biológico com o seu famoso zoológico Planeta Inseto.

Gastronomia

No bairro Vila Clementino, é possível encontrar restaurantes cheios de atrações e conhecer a gastronomia da região. A sua culinária envolve pratos de outros países para todos os tipos de paladares, pizzarias, restaurantes de comida típica, hamburguerias e outros estabelecimentos como o Restaurante Lilló, Kina da Vila com petiscos, comidas, bebidas e ambiente descontraído.

Nas proximidades você encontrará o Zino Adega e Restaurante que oferece vários tipos de massas e carnes, o Loving Hut com opções veganas e buffet oriental, o Fuego Celeste Parrillada que serve carne ao estilo uruguaio, assada na brasa, o Graça Mineira com culinária de Minas Gerais, o Veloso Bar que é famoso por suas coxinhas, caipirinhas e petiscos.

Como comprar um apartamento nessa região?

O primeiro passo para comprar um apartamento nesse bairro é procurar uma construtora de confiança. Busque os tipos de imóveis que mais atendam às suas necessidades e de sua família, com tamanho ideal, vaga de garagem, entre outros fatores. Avalie as suas prioridades, os seus objetivos futuros e o seu estilo de vida.

Crie uma lista com os fatores que considera relevantes e economizará tempo ao visitar somente os imóveis que se encaixem nas suas exigências. Reflita se precisa de escolas ou faculdades próximas, se deseja casar ou ter filhos em breve, se existe comércio próximo do imóvel e se ele realmente oferece o que você busca.

Enfim, agora você já sabe por que deveria morar nessa cidade. Comprar uma residência no bairro Vila Clementino é um excelente investimento de muitos anos. A região oferece toda a infraestrutura necessária para os dias de hoje e para o futuro, quando seus filhos crescerem e se tornarem adultos. Pense nisso!

E aí, gostou do nosso artigo? Então assine a newsletter e receba mais informações sobre temas relacionados em seu e-mail!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.