sexta-feira, abril 19

Entenda como funciona o novo financiamento imobiliário da Caixa

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Você sabia que realizar o sonho da casa própria está mais fácil do que nunca? A Caixa Econômica Federal, por exemplo, lançou, neste último mês, o seu mais novo financiamento imobiliário da Caixa.

Cada vez mais os bancos estão adotando essa prática de criar novas modalidades de crédito habitacional para os seus clientes. A grande novidade do novo financiamento imobiliário da caixa é que o valor das prestações serão corrigidas pelo IPCA, ou seja, o índice oficial da inflação no país.

Além disso, seus clientes poderão parcelar até 80% do imóvel com prazos entre 20 e 30 anos. Ainda há especulações que o valor real das prestações sejam reduzidos entre 35% e 51% a depender do contrato firmado entre as partes.

E você, ficou interessado no assunto? Neste post, você conhecerá mais a respeito dessa mais nova modalidade de crédito oferecida pela Caixa. Veja!

O que é o novo financiamento imobiliário da Caixa?

A mais nova linha de crédito habitacional da Caixa Econômica Federal acaba de entrar em vigor em todo o país. Os seus clientes poderão contratar um financiamento cuja taxa de juros possui dois componentes: taxa fixa, entre 2,95% a.a e 4,95% também ao ano, mais variação do IPCA corrigido mensalmente.

Estima-se que a inflação para o ano de 2019 termine abaixo de 4% ao ano. Isso significaria que o crédito habitacional teria um custo em torno de 6,95% a.a e, no máximo, 8,95% a.a no cenário mais pessimista aos clientes da Caixa Econômica Federal.

É interessante lembrar que a taxa de juros, nessa modalidade, sempre mudará conforme a inflação do país. Então, se por questões do mercado ela disparar como em anos anteriores, consequentemente suas prestações serão reajustadas.

Apesar da novidade, se preferir, o cliente Caixa ainda pode escolher o modelo tradicional do mercado que, por sua vez, cobra juros entre 8,5% e 9,75% ao ano mais TR (Taxa Referencial).

E as taxas, são as menores praticadas no mercado imobiliário?

Teoricamente, sim. Atualmente, há bancos concedendo financiamentos com taxas prefixadas a partir de 7,99% ao ano mais variação da Taxa Referencial (que atualmente está zerada).

No entanto, o novo financiamento imobiliário da Caixa possui condições especiais para os trabalhadores do setor público e privado, assim como aqueles que têm boas relações com o banco e que deseja investir em imóveis. Veja!

Trabalhadores do setor público

As condições são:

  • condições especiais: 2,95% ao ano + IPCA;
  • com relacionamento e conta salário: 3,95% ao ano + IPCA;
  • apenas relacionamento com a Caixa: 4,45% ao ano + IPCA;
  • sem relacionamento com a Caixa: 4,95% ao ano + IPCA.

Trabalhadores do setor privado

As condições são:

  • condições especiais: 3,25% ao ano + IPCA;
  • com relacionamento e conta salário: 4.25% ao ano + IPCA;
  • apenas relacionamento com a Caixa: 4,75% ao ano + IPCA;
  • sem relacionamento com a Caixa: 4,95% ao ano + IPCA.

Esse novo modelo está disponível desde segunda-feira (26/08/2019) somente para os novos contratos, seja de imóveis novos ou usados, com prazo de pagamento de até 360 meses, ou seja, 30 anos e sua cota máxima de financiamento 80% do valor do imóvel.

É possível migrar para o financiamento tradicional após aderir um crédito imobiliário pelo IPCA?

A legislação das linhas de crédito não permite que o cliente possua opção de migração em seus contratos, desde que seja taxas semelhantes. Por esse motivo, é interessante ser fiel a sua análise de crédito para o financiamento. Do contrário, aquilo que poderia ser a realização de um sonho pode facilmente se tornar um pesadelo ao seu bolso.

Em uma comparação, hoje o cliente pode escolher entre duas opções de pagamento. A primeira chama-se SAC (Sistema de Amortização Constantes) onde os juros são decrescentes e, consequentemente, menor o valor das prestações durante o acordo, mas só é possível comprometer 20% da renda com as prestações.

Já o segundo, tabela Price, é o sistema de amortização mais utilizados nos empréstimos e financiamentos. A sua principal característica são as parcelas de mesmo valor durante todo o contrato. No entanto, é permitido financiar apenas 70% do valor do imóvel e, além disso, comprometer apenas 15% da renda.

Havendo reajustes na inflação, quem assume o risco?

Antes mesmo de você escolher a linha de crédito para seu imóvel é mais do que necessário avaliar todos os riscos que estão rondando a operação. Nessa modalidade de crédito isso não poderia ser diferente.

O mais novo financiamento imobiliário da Caixa será vantajoso toda vez que a inflação se mantiver controlada, uma vez que não haverá um mecanismo de proteção para o tomador do crédito.

Isso significa que uma prestação será menor ou maior, conforme o comportamento da inflação no país. A correção básica do financiamento pelo IPCA, assim como na TR, será feita todos os meses.

Quais são as vantagens dessa nova modalidade de crédito?

Toda vez que estamos diante de uma novidade queremos saber quais são as suas vantagens, correto? Neste caso, isso não poderia ser diferente.

Por esse motivo, separamos especialmente para você algumas das vantagens que o novo financiamento imobiliário da Caixa tende a oferecer para os seus clientes. Entre eles, destacam-se:

  • menores taxas de juros;
  • menores prazos de pagamentos;
  • prestações que cabem no seu bolso;
  • utilização do FGTS como forma de entrada;
  • simulação entre as condições atuais e a nova modalidade.

Graças ao novo financiamento imobiliário da Caixa, ter um imóvel bem localizado em São Paulo, por exemplo, para viver com a família, tornou-se ainda mais fácil, já que essa modalidade de crédito é mais uma opção disponível no mercado.

No entanto, antes de fechar qualquer negócio, verifique todas as questões e nunca esqueça de analisar a relação custo-benefício. Para isso, os bancos disponibilizam simuladores de financiamento imobiliários.

Caso seja necessário, procure um especialista no assunto. As corretoras e imobiliárias, por exemplo, podem exercer um grande papel na hora de escolher o novo financiamento imobiliário da Caixa.

Este conteúdo foi relevante para você? Caso sim, não perca mais tempo e entre já em contato conosco e conheça os empreendimentos da Trisul. Estamos de prontidão para atendê-lo!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.