Como construir uma horta vertical no apartamento

horta vertical
Horta caseira: melhor maneira de começar uma alimentação saudável
Powered by Rock Convert

Com um simples passo a passo, você consegue construir a sua horta vertical em apartamentos, que além de ser uma atividade muito prazerosa, faz bem para a sua saúde! Manter uma horta em seu imóvel, mesmo que ele seja um apartamento pequeno, significa ter sempre temperos e hortaliças fresquinhos e sem agrotóxicos, que deixarão os seus preparos culinários muito mais saborosos.

Outro ponto positivo é que a decoração do lugar ficará muito mais convidativa e charmosa com as hortas verticais. Sendo assim, que tal aprender algumas noções básicas? Confira as sugestões que separamos para você neste post!

Horta vertical: comece com um bom planejamento

Primeiro de tudo, você precisa saber que dá para montar uma horta em qualquer parede da sua casa, independentemente do tamanho do imóvel. Por isso, escolha bem: varanda, por exemplo, pode ser o lugar ideal. Quanto ao local em que ficarão as hortaliças, a dica é que você pense bem na estrutura.

Se for usar uma estante (que poderá ser tanto de ferro quanto de madeira), lembre-se de que ela deve ter prateleiras vazadas e que fiquem levemente inclinadas (cerca de 30 graus). A profundidade dessas prateleiras deverá ser de 20 a 30 centímetros, com afastamento médio de 5 centímetros da parede em que ela estará pregada. O importante é que uma boa ventilação esteja garantida. Por fim, a altura da prateleira deve ser de 50 a 60 centímetros para facilitar a manutenção da sua horta vertical.

Se você quiser, também pode optar pela treliça de alumínio, de ferro ou de madeira. A dica é usar ganchos metálicos para que você consiga prender os vasos como pretende, fazendo com que eles fiquem suspensos. Cordas, paletts e caixas de madeira, canos de PVC e muitos outros materiais podem se transformar na base para a sua horta vertical. Um paisagista pode ajudar você nessa tarefa.

Só não se esqueça de que as plantações são seres vivos e precisam de iluminação natural. Por isso, escolha bem a parede da sua casa em que elas ficarão disponíveis. Assim, elas vão durar mais tempo e você poderá ter mais satisfação no cultivo das suas hortaliças.

Escolha os materiais que combinam mais com a sua decoração

Há diversos tipos de materiais que podem ser usados para abrigar as suas hortaliças dentro do apartamento. Para escolher, leve em conta a harmonização deles com o entorno do ambiente onde vai instalar a sua horta vertical.

Você pode usar os já conhecidos vasos plásticos, os de cerâmica, que podem ser pintados ou usados naturalmente para um ar mais rústico. Se preferir um toque de sustentabilidade, a sugestão é que use garrafas PET. Outro material que ajuda a seguir essa linha de preservação ambiental são as embalagens de leite vazias ou, até mesmo, coadores de alumínio. Esse é o momento de usar a imaginação!

Conheça as condições de cultivo para hortas em pequenos vasos

Para fazer o seu pequeno cultivo em vasos, é importante tomar alguns cuidados para não errar. Veja alguns deles para que consiga elaborar o projeto adequado em seu apartamento.

Escolha o tipo de vaso

Se você escolher vasos de cimento ou de cerâmica, o ideal é impermeabilizar com piche e colocá-los para secar durante alguns dias.

Tome cuidado com a drenagem

Para que você permita a drenagem com sucesso, coloque ao fundo materiais como pedaços de tijolo, brita ou telhas. E por cima de tudo, adicione uma camada fina de areia.

Prepare bem a terra

Coloque uma mistura de substrato, que você encontra facilmente em lojas de jardinagem. Se você não deseja ter uma horta orgânica, aplique ao preparo granulados de NPK. Faça a semeadura ou transplante das suas mudas. Depois de feito, não se esqueça de irrigá-las.

Descubra quais são os tipos de plantas ideais para vasos

Ficou tentado em ter uma horta vertical no seu apartamento? Confira alguns tipos de plantas de raízes curtas que se adaptam bem às condições oferecidas nesses ambientes:

cebolinha;

coentro;

pimentão;

morango;

rúcula;

sálvia;

manjericão;

salsa;

alface;

tomate-cereja;

couve-folha;

alecrim;

orégano;

calêndula.

Saiba como escolher as plantas de acordo com a luz e a rega

Como mencionamos, é preciso escolher um ambiente bem arejado e com boa iluminação natural para abrigar a sua horta vertical. O melhor horário para que as plantas peguem sol direto é pela manhã, para que a terra não fique muito ressecada ao longo do dia. O ideal é que suas hortaliças recebam claridade por pelo menos 5 horas todos os dias para que se desenvolvam bem. Mas isso depende, claro, de quais plantas pretende cultivar.

Outro cuidado que você deve ter ao escolher as plantas para a sua horta vertical é que nem todas podem ser misturadas. A hortelã, por exemplo, deve ser plantada de forma isolada, pois é considerada uma invasora e pode prejudicar o desenvolvimento das demais hortaliças e temperos.

Como vai usar vasos em sua plantação, prefira escolher aquelas que têm raízes mais curtas. Por falar em raízes, elas costumam ser bem sensíveis em relação à quantidade de água usada nas regas. Em geral, você vai precisar molhar a terra dos vasos todos os dias. Mas antes de fazer isso, vale a pena checar: se a terra estiver úmida, não coloque mais água para evitar o risco de apodrecer as raízes.

Por fim, em especial se sua horta vertical ficar muito alta, procure colocar na parte de cima as plantas que precisam de menos água e as demais em uma altura mais fácil de ser alcançada para que você faça a rega. Assim, você não precisará se preocupar diariamente com aquelas que ficaram na parte mais difícil de ser acessada.

Viu como ter um imóvel pequeno não precisa limitar as suas possibilidades? Ter uma horta vertical em casa poderá ajudar você a adquirir um passatempo saudável, prazeroso e relaxante. Também poderá dar um charme extra na hora de preparar os alimentos e convidar os amigos e familiares para um encontro.

O que achou do post? Conseguimos inspirar você a tirar do papel o plano de fazer uma horta vertical no apartamento? Compartilhe em suas redes sociais com os seus amigos!

Leave a Reply