sexta-feira, abril 19

O que fazer em São Paulo? Lugares que todos os moradores de SP devem conhecer

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Se há um clichê verdadeiro em relação a São Paulo é dizer que é a cidade que nunca dorme! Muitas vezes, por conta da vida agitada, cuidados com os filhos e compromissos sem fim, não conseguimos aproveitar tudo de bom que essa capital tão cosmopolita tem a oferecer. Mesmo assim, de vez em quando vale a pena se tornar turista e explorar os cantos especiais da capital paulistana, afinal, não falta o que fazer em SP!

A pressa parece ser uma das características mais marcantes do paulistano, mas sabemos que, aliada a ela, está uma grande vontade de viver bem, adquirir cultura, apreciar a boa gastronomia e se divertir. Pensando nisso, neste post vamos dar algumas indicações de lugares imperdíveis para visitar em São Paulo, inclusive aos finais de semana, que é quando se tem mais tempo livre!

Catavento Cultural

Nada mais paulistano do que começar essa lista com cultura, não é mesmo? O casarão impressiona antes mesmo de entrarmos nele. O espaço voltado para adultos, jovens e crianças é interativo e tem a intenção de apresentar aos seus visitantes a ciência com um olhar diferenciado e divertido. O Catavento Cultural fica no Bairro Brás em São Paulo, com acesso facilitado usando o metrô.

Casa de Dona Yayá

Um típico casarão da região da Bela Vista foi transformado em museu pelo Centro de Preservação Cultural da USP, conservado como símbolo representativo da cultura paulistana nos últimos cem anos. Dona Yayá (Sebastiana de Melo Freire) foi filha de uma família tradicional que viveu no casarão uma triste e solitária história.

Edifício Itália

Ser paulistano e nunca ter visitado o Edifício Itália pode até ser considerado um paradoxo. O lugar abriga um dos mais tradicionais restaurantes da capital paulista, o Terraço Itália, e conta com uma vista incrível, sendo um dos principais pontos turísticos de SP. Construído em 1954, o prédio é considerado um dos mais icônicos da capital paulista.

Mercado Municipal

Se a ideia for realmente fazer turismo pela cidade, o Mercado Municipal de São Paulo não pode ficar de fora do seu passeio. Lá, você poderá experimentar frutas diferentes, aproveitar os petiscos que são oferecidos para degustação em todos os lugares e fazer ótimas compras, além de se deliciar com o clima de agitação que enche o ar do mercado. O Mercadão, inaugurado em 1933, fica no Centro, um dos melhores lugares para conhecer em SP.

Beco do Batman

Vila Madalena já está tão popular que pode ser colocada entre os lugares imperdíveis para visitar em São Paulo, junto a outros pontos tradicionais. O bairro é conhecido por abrigar artistas, livrarias, antiquários, brechós, bares e restaurantes. Além disso, você poderá apreciar o que há de mais interessante na arte de rua, em especial no Beco do Batman, onde estão obras de grafiteiros famosos, como Eduardo Kobra.

Parque do Ibirapuera

Sabemos que há tanto o que fazer em SP que fica até difícil reunir tudo em uma lista. Mas, se você deseja ir a um lugar com atrativos para toda a família, prepare-se para uma longa caminhada no Parque do Ibirapuera. Além de aproveitar o lazer em meio à natureza, lá você poderá conhecer o Museu de Arte Moderna (MAM), a Fundação Bienal, o Planetário Professor Aristóteles Orsini, o Museu Afro Brasil e o Museu de Arte Contemporânea da USP.

Avenida Paulista

Avenida Paulista é outro ponto emblemático de São Paulo e engana-se quem pensa que o local é apenas uma área comercial. Museus, casas culturais e, até mesmo, um parque são alguns dos atrativos da avenida mais famosa do Brasil. Além disso, aos domingos e feriados a Paulista fica aberta para ciclistas, pedestres e artistas de rua. Ou seja, não tem aquele caos dos dias de semana por conta da correria das pessoas e trânsito. Ótimos dias para se aproveitar com toda a família!

Museu de Arte de São Paulo

MASP, localizado na avenida Paulista, é um dos espaços culturais mais importantes do país. Criado em 1947 pelo empresário Assis Chateaubriand, atualmente o museu abriga mais de 10 mil obras de arte, como pinturas, esculturas, fotos, vídeos entre outros objetos. Além das exposições, o MASP também é sempre palco de diversas atividades culturais organizadas por um calendário. Seminários, palestras, oficinas e mesmo cursos são algumas das atrações além das exposições.

Theatro Municipal de São Paulo

Visitar o Theatro Municipal é um programa imperdível em qualquer idade, sejam adultos ou crianças. Como uma extensa e variada programação de espetáculos, esse é um palco onde pode-se apreciar concertos, espetáculos do balé da cidade, apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal, entre tantas outras obras-primas do campo das artes. No site e redes sociais do Theatro Municipal de São Paulo você pode acompanhar a programação e ficar por dentro das próximas atrações.

Shopping JK Iguatemi

Para aqueles que não dispensam um certo luxo e comodidade na hora de fazer as compras, a dica é o poderoso shopping JK Iguatemi. Localizado na avenida que dá nome ao centro de compras, ele é completo por disponibilizar algumas das marcas mais conceituadas em todo o mundo como Chanel, Dolce & Gabbana, Carolina Herrera, Miu Mil, Prada, Ermenegildo Zegna, Gucci e Ricardo Almeida, por exemplo.

Cantinas italianas no Bixiga

Bixiga é uma famosa região em São Paulo famosa pela alta concentração de imigrantes e descendentes de italianos. Isso significa também que é uma região onde podem ser encontradas as famosas cantinas italianas, ou seja, o melhor lugar para quem aprecia uma boa massa, risoto e vinhos, por exemplo. Explorar o Bixiga também é uma boa dica para quem quer encontrar lugares como o Empório Mineiro ou a Padaria Camões.

Instituto Tomie Ohtake

O Instituto Tomie Ohtake é uma joia arquitetônica e cultural inaugurado em 2001. O primeiro impacto é causado pelo icônico prédio localizado na avenida Brigadeiro Faria Lima. O espaço está sempre com mostras de arte nacional e também internacional e já recebeu obras de artistas como Salvador Dalí, Yayoi Kusama, Miró e sem contar as obras da própria artista que dá nome ao instituto.

Um detalhe especial do local é que ele também funciona como centro de formação para alunos e professores, ou seja, além das exposições o Instituto também fomenta a educação, pesquisa, debates e produção de conteúdo artístico. Novamente, outro lugar para se aproveitar em todas as idades!

Com este post, você já percebeu que não faltam atrações e o que fazer em SP! A cidade respira arte, cultura, gastronomia, lazer ao ar livre e muito mais todos os dias. Literalmente, se você quiser fazer um programa diferente a cada dia em São Paulo é possível!

E se você gostou deste texto, aproveite para nos seguir no FacebookInstagramYouTube e LinkedIn, e ficar por dentro de todas as nossas dicas em primeira mão!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Deixe um Comentário