sexta-feira, março 29

Horta em Apartamentos: Como Fazer e Modelos para Inspirar

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Você já ouviu falarem horta caseira ou horta de apartamento? É uma tendência mundial que vem crescendo, ano após ano. Antigamente, tinha-se a ideia de que as hortas podiam ser plantadas apenas em locais grandes… Contudo, a horta vertical vem para desmistificar isso e ganhar o amor de quem vive, também, em pequenos apartamento.

Horta Vertical – O que é?

Ela nada mais é do que a horta que a gente já conhece. Só que plantadas de forma vertical. Isso é, elas ficam em um suporte na parede, verticalmente, ou suspensas. Elas permitem que você explore o espaço da sua casa de forma construtiva e saudável.

Horta Vertical em apartamento

Alguns tipos de horta vertical utilizam-se de materiais recicláveis, como garrafa pet ou pallet de madeira. Elas são indicadas, principalmente, para quem tem pouco espaço, como apartamentos e casas pequenas.

Por que eu devo ter uma horta em casa?

Por vários motivos diferentes! Primeiro, porque faz bem para a saúde desenvolver um contato tão próximo para com a natureza… Você pode plantar plantinhas que demandam dos seus cuidados, até mesmo temperos que utiliza no dia a dia.

Também faz bem para  mente e coração, já que sentimentos como endorfina são liberados ao entrarem contato com as plantinhas. Além disso, ao consumir um produto plantado em casa você sabe totalmente qual fora a procedência dele. Em sua grande maioria, são alimentos saudáveis, feitos com muito amor e livres de agrotóxico, o que só fará bem para a saúde do corpo e da mente.

Depois, o gasto para mantê-lo é mínimo e o tempo dedicado também. São plantas que não precisam de cuidado a todo o momento. Você observa o desenvolver da natureza de uma maneira jamais vista e sentida. Vale muito a pena!

Ela também ajuda na decoração do ambiente, deixando-o mais estiloso e gostoso. Incentiva, de forma indireta, o consumo de folhas verdes e frutos pelos familiares e amigos. Além disso, os temperos deixam um cheirinhos bem gostoso espalhado pelo ambiente.

Como fazer horta em apartamento?

Horta Vertical em apartamento

O primeiro passo que você precisa identificar é onde a sua horta vertical irá ser instalada. É recomendável que você escolha algum espaço que tenha luz e ventilação, para que as plantas consigam se desenvolver de forma saudável. Geralmente, o lugar escolhido são as paredes da sacada do seu apê.

Uma dica para quem está começando é comprar painel de jardim vertical. Meça certinho para que se os disponíveis caberão na sua parede. Você pode encontrar pessoas que vendem sob medida, o que pode ser uma ideia mais interessante se você já tem algo desenhado na cabeça. Painel de fibra de coco também são ótimas opções.

Caso você não tenha tanto espaço disponível em paredes assim, opte por prateleiras da madeira. Você manta em pequenos vasos e segue com os mesmos cuidados.

Todos esses produtos que nós citamos podem ser encontrados facilmente em lojas especializadas, variando em R$ 150,00 a R$ 800,00, dependendo do material e tamanho que deseja. Uma dica para economizar? Pesquise na internet alguns que sejam de segunda mão, mas que estejam em bom estado de conservação.

O que plantar na minha horta vertical?

Essa é a pergunta mais comum de quem pretende desenvolver uma horta vertical em casa. Muitas pessoas separam um espaço para o plantio e cultivo de hortaliças e ervas, temperos que utilizamos diariamente em nossa culinária.

Dentre os mais cobiçados, estão: sálvia, coentro, salsinha, manjericão, cebolinha, calêndula, orégano, alface, rúcula, tomate-cereja, couve-folha, tomilho, capuchinho, alecrim, entre outras.

Modelos de hortas em apartamento

São vários os modelos disponíveis para todos os gostos e bolsos, veja só:

Horta em garrafa pet

Quer fazer uma horta vertical sem gastar muito? Que tal investir em garrafas pet? Você pode fazer a sua usando as garrafas tanto na posição vertical quanto na horizontal.

hortas-apartamentos-trisul-040417 (2)

Horta em caixotes

Sabe aquele caixote de madeira? É uma excelente opção! O legal seria você lixar e pintar antes de utilizá-lo. Para facilitar a identificação do que é o que, na frente do caixote, passe uma mão de tinta lousa (que você encontra em casas de tinta). Depois de seca, você escreve com giz o que você plantou naquele caixote. Super legal!

Horta em caixas em apartamento

Horta em alumínio ou cano de PVC

Pegue aquele pedaço de calha que você não usa mais ou de cano de PVC e vamos aproveitá-lo! Você pode deixar ainda mais colorido, pintando com tinta spray da sua cor preferida.

Pallets

Pegue o pallets velho, lixe, envernize e disponha suas plantinhas ali mesmo! Você encontra na internet por um preço bem acessível, ou em lojas de departamento, que disponibilizam os mais antigos, muitas vezes, de graça. Outra opção seria a cotação com um marceneiro.

hortas em apartamentos

Horta em vasos

Vasos de plantas de várias cores e tamanhos, dispostos de maneira singular, espalhados pelo ambiente, também é uma opção bacana e cheia de vida!

hortas-apartamentos-trisul-040417 (5)

Horta na parede

E quem disse que só a parte da sacada que pode ser a sua horta? Em espaços grande e arejado, você pode colocá-las dentro da sua casa, como decoração na parede. Fica lindo!

hortas em apartamentos

Horta em lata

Sabe aquelas latas de tinta sem importância? Que tal darmos vida pra ela? Pente-as de cores alegres e siga a mesma dica da tinta lousa, para escrever o que você plantou nela. Ficará lindo!

Foto de Casavogue

Horta em vidro

Uma excelente opção. Principalmente se você deseja plantar temperos e deixá-los na parede da cozinha.

hortas em apartamentos

Cuidados com a horta residencial

Para cada plantio, um cuidado diferente. Por exemplo, se você plantou temperos, a irrigação deve ser de uma a três vezes por dia quando estiverem na fase de semente e depois, quanto maiores (muda ou planta já crescida), regue apenas uma vez ao dia. A adubação deverá ser feita a cada dois ou três meses, de preferência.

Como são plantas de fácil plantio e consumo frequente, a troca de mudas e adubação pode variar. Por isso, pergunte ao florista a melhor recomendação para cuidado e plantio.

 

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

1 comentário

Deixe um Comentário