Você conhece os diferenciais da venda com exclusividade? Se for colocar um imóvel à venda, é importante entender quais são as diferentes possibilidades oferecidas pelas empresas e pelos profissionais do mercado.
Antes de mais nada, contar com o apoio de pessoas capacitadas para esse momento é a pedida mais indicada, uma vez que esses colaboradores terão o conhecimento técnico das questões burocráticas, poderão mediar as negociações com o cliente de maneira mais precisa, bem como trarão mais tranquilidade para todas as etapas do processo.
Nesse cenário, uma das opções que o proprietário tem é o da venda com exclusividade. Trata-se de um contrato no qual a empresa se comprometerá em cumprir com algumas obrigações que, como o próprio nome já diz, tem como contrapartida a exclusividade para aquele negócio.
Conheça alguns diferenciais!
Mais segurança
O primeiro tópico a ser mencionado está relacionado com a segurança proporcionada pelo contrato de venda com exclusividade, especialmente quando se trata de imóveis de alto padrão. A negociação de um imóvel exige cuidados importantes por parte do proprietário. Afinal, tratamos de um bem valioso, cujas etapas para conclusão do processo são muitas e com diversos aspectos burocráticos.
Quando opta pela exclusividade, você colocará o seu imóvel nas mãos de um profissional capacitado e idôneo, que entende todas as fases do processo, conhece o mercado e já conta com uma base de clientes significativa, o que contribui para aumentar o alcance dos anúncios efetuados.
Como a empresa vai se comprometer com essa propriedade, naturalmente vai se esforçar para melhorar seus resultados. Por essa razão, o ideal é tirar todas as dúvidas com os profissionais, entender como ocorrerá a divulgação e acompanhar de perto o andamento do processo.
Informações certas no lugar certo
Imagine só a seguinte situação: você, com pressa de vender um imóvel, o coloca nos mais diferentes portais. Dessa forma, são muitos os profissionais lidando com as chaves do seu imóvel, com a documentação e com as informações da estrutura. Um mesmo potencial cliente, ao fazer pesquisas sobre aquele lugar, o identifica em dois canais diferentes, com informações completamente distintas umas das outras.
Certamente, ele desconfiaria da propriedade e nem sequer marcaria uma visita, não é verdade? Do contrário, com a exclusividade, o local estará apenas com aqueles profissionais confiados inicialmente, de modo que você pode analisar os dados presentes no anúncio, a qualidade das imagens e, até mesmo, ter informações mais exatas sobre o interesse do público.
Além disso, se um potencial comprador verifica que o mesmo espaço está em múltiplos canais, a imagem pode ficar prejudicada — trazendo a impressão de que há dificuldades de concluir aquela venda e que, portanto, trata-se de uma negociação ruim.
Mais controle sobre as visitas
Em uma venda com exclusividade vai haver melhor controle em relação às visitas. Você estará em contato com apenas uma empresa. Sendo assim, pode até mesmo definir uma periodicidade de retorno por parte daqueles profissionais: semanal ou quinzenalmente, por exemplo.
Nesse retorno, há informações sobre:
- qual o número de pessoas interessadas pelo seu imóvel;
- quantos de fato efetuaram a visita;
- quais foram as pessoas que fizeram algum tipo de proposta e qual é a percepção geral em relação ao imóvel;
- qual é o feeling dos vendedores em relação ao comportamento do público, entre outros.
Tudo isso contribui para que você identifique possíveis problemas de venda e possa contorná-los para um resultado mais rápido. Exemplo: se houver reclamações de determinada parte estrutural, há a possibilidade de uma pequena reforma para melhorar a imagem do espaço perante os futuros visitantes.
Mais visibilidade
Se você fecha um contrato de visibilidade, consequentemente a empresa se compromete a trazer um resultado mais efetivo, como abordamos. Por essa razão, o espaço terá mais visibilidade nos principais canais de comunicação daquele negócio, o que resulta em mais cliques e visitas. Logo, aumentam as chances de sucesso da negociação.
Outro ponto que também deve ser destacado é o fato de que quanto mais visitas o imóvel tiver e mais pessoas interessadas surgirem, mais propostas virão. Assim, há a oportunidade de optar por aquela mais atrativa, trazendo mais sucesso ao fim do processo.
Melhor comunicação
Todos os tópicos anteriores são possíveis de serem usufruídos por quem fecha um contrato de venda com exclusividade, pelo fato de a comunicação entre as partes ser muito mais facilitada.
Você terá um canal específico para conversar com os corretores ou com a pessoa responsável pelo seu anúncio, de modo que as dúvidas sejam retiradas de maneira simples, rápida e prática, bem como você tenha a possibilidade de fornecer insights em relação à divulgação em si (afinal, ninguém melhor que você para conhecer as características do imóvel).
Além disso, no momento que já estiver em negociação, você terá todo o suporte desses profissionais para lidar com as questões burocráticas, para entrar em contato com o comprador quando necessário, além de esses colaboradores serem naturalmente capacitados para lidarem com os interesses de ambas as partes.
Diferenciais até mesmo para o comprador
Por fim, não podemos deixar de destacar que a venda por exclusividade é um diferencial até mesmo para o comprador. Ele terá a certeza de que aquele espaço visitado está apenas naquela empresa e, caso manifeste interesse em prosseguir com a negociação, todas as informações repassadas de fato serão seguras.
Muitas vezes, quando o potencial cliente se interessa por um imóvel que está em vários locais, existe o risco de o processo de negociação já estar avançado em uma outra empresa, o que acaba frustrando. Sendo assim, esse tipo de oferta é mais um argumento de venda, o que aumentam as chances de o processo ser ainda mais bem-sucedido.
Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre os diferenciais de uma venda com exclusividade. Para encontrar uma imobiliária de qualidade e que vá trazer todos esses diferenciais ao longo da negociação, entenda quais são aquelas presentes em sua região, converse com os profissionais e opte por uma que tenha tradição no mercado e muitas negociações feitas. Assim, você terá mais possibilidades de sucesso.
Se você quer saber um pouco mais, entre em contato com a gente, converse com nossa equipe e tire suas dúvidas!