quinta-feira, abril 25

Pinheiros

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Você, provavelmente, vá passou alguma vez na sua vida pelo bairro mais antigo de São Paulo. Sim, estamos falando de Pinheiros. Em 1584, quem cortasse uma só árvore do bosque dos Pinheiros estava sujeito ao pagamento de uma multa de 500 réis. Já no ano de 1600, o caminho dos Pinheiros era uma das principais vilas de São Paulo (onde hoje funciona a Rua da Consolação). Mas seu crescimento e desenvolvimento ficou para o final do século XVIII, com a expansão do café e a vinda dos italianos.

Na década de 20, fundou-se a Sociedade Hípica Paulista. Com muitos sobrados coloridos, uma feira de antiguidades que acontece na Benedito Calixto e diversos bares e restaurantes eleitos pelos próprios paulistanos, Pinheiros é hoje um dos principais nomes e moldam a cara de SP, atraindo visitantes e turistas de todos os lugares, todos os dias.

Um dos pontos mais relevante é a fácil locomoção. Através do Metrô da Linha Amarela (Faria Lima e Pinheiros), você consegue estar em qualquer lugar em questão de minutos. Fora isso, estão sendo concluídas mais duas estações na região, o que deverá desafogar o fluxo e flexibilizar os horários de pico. De carro, trafega-se entre as principais ruas: avenida Brigadeiro Faria Lima, ruas dos Pinheiros, Teodoro Sampaio, Cardeal Arcoverde, Baltazar Carrasco, Martim Carrasco, Chopin Tavares de Lima e Fernão Dias.

Marginal Pinheiros, uma das principais vias de acesso brasileira
Marginal Pinheiros, uma das principais vias de acesso brasileira

A Linha amarela vai da Estação da Luz até o Butantã. Podemos dizer, que é um dos bairros mais sofisticados de São Paulo, possuindo uma vasta área comercial diversificada, oferecendo uma vida cultural intensa com livraria e bibliotecas, bares e casas noturnas, além de academias de danças e casas de antiguidades.

Uma de suas principais atrações é a Praça Benedito Calixto, que aos sábados promove sua tradicional feira das Antiguidades. No seu vizinho, Alto do Pinheiro, a Praça por do Sol garante um ótimo passeio para quem gostaria de ver o espetáculo por do sol. Para conferir a programação cultural, vá até a marginal do Pinheiros, na Praça Victor Civita.

Porque morara em Pinheiros?

A região que nasceu em volta do Largo da Batata, hoje é um verdadeiro coração paulistano. Com mais de 450 anos de história em suas ruas e vielas, o bairro Pinheiros é hoje motivo de orgulho para qualquer paulista. A região já foi indígena, já foi quilombola e até o principal centro comercial. Hoje ela reúne lojas especializadas, alguns bares e restaurantes renomados, casas noturnas requisitadas e escritórios conhecidos no mundo.

Contudo, ela ainda mantém um lado provinciano, com ruas que em muito se assemelham a casa de nossa avó, vilinhas, praças cheias de árvores que dão um tom diferente na cidade. Tudo isso sem perder o fácil acesso pelas principais rodovias, como a Marginal Pinheiros, que interliga São Paulo, ou a Avenida Brigadeiro Faria Lima, a Rua dos Pinheiros, Teodoro Sampaio, Cardeal Arcoverde, Baltazar Carrasco, Martim Carrasco, Chopin Tavares de Lima e Fernão Dias.

Para o transporte público, podemos contar com o Metrô da Linha Amarela (Faria Lima e Pinheiros), que dá acesso a grandes centros como República, Luz, Paulista, Oscar Freire e Faria Lima. É um local estratégico, de fácil acesso ao coração de São Paulo.

A Trisul está em dois empreendimentos novos em Pinheiros, destinado a quem está buscando conforto, estabilidade e praticidade:

  • Synthesis Pinheiros, apartamentos com 03 dormitórios: localizado na Rua Eugenio de Medeiros, 601, esse complexo oferece plantas de 96m², sendo três dormitórios e duas vagas de garagem determinadas. Nessa região você irá encontrar restaurantes badalados e shopping centers que permitirão oferecer à sua família a qualidade de vida que tanto procuram. Está entre os Parques Vila Lobos e o do Povo, sem contar a Praça Vitor Civita que fica apenas 50 metros do complexo. Para sua comodidade, a estação Pinheiros está apenas a 100 metros de distância dos apartamentos em Pinheiros da Trisul, garantindo a flexibilidade que tanto precisa.
Synthesis Pinheiros, novo empreendimento Trisul
Synthesis Pinheiros, novo empreendimento Trisul

Um dos pontos mais tradicionais de Pinheiros é, sem dúvidas, o Largo da Batata. Ele surgiu por volta do século XVII. Hoje em dia, há uma grande mudança devido ao projeto Reconversão Urbana da Faria Lima. Como dissemos, tudo teve origem a partir daqui. As primeiras tropas partiram daqui, o bairro começou à sua volta… O comércio se centralizou aqui, e o poder público, ao perceber isso, começou a se preocupar com a má valorização deste espaço.

O projeto Reconversão Urbana iniciou-se na Faria Lima para que fosse possível fazer melhorias em todos os setores: obras viárias, saneamento, a remoção das favelas e cortiços, dando ao lugar um destino digno, investindo no setor imobiliário e destinando-o ao público.

Depois de seis longos anos de reformas, o Largo da Batata fora requalificado e hoje conta com uma estação de metrô, com ruas mais largas e melhores iluminadas entre outros benefícios. A paisagem ficou bonita e é possível sentir um pouco da história deste bairro que é tão paulistano em sua raiz. É um ponto turístico que vale muito a pena ser visitado!

O que fazer em Pinheiros?

Se você quiser provar uma comida colhida direto do pé, a Praça das Corujas é uma parada obrigatória! Lá você irá observar a criação de hortas comunitárias com feijão, berinjela e um espaço bem gostoso para um piquenique. Mas se preferir comida servida à mesa ao modo tradicional, o Arturito, o Saj e o Mani são boas opções.

Se você gosta de experimentar coquetéis diferentes, a Casa Café e o Flâner irão te servir de bom grado. Se a sua primeira opção é a cerveja, a  Brewdog Bar, a Cervejaria Nacional e o Empório Alto dos Pinheiros possuem uma carta de tirar o fôlego!

Quando a noite cai, Pinheiros começa a ficar um pouco mais agitada e alegre. As ruas ganham mais vida! Se o seu ritmo favorito é o forró, o Canto da Ema é o seu lugar. O Espaço Urucum trás a magia da música dos anos 80 e o soul da música brasileira. O público gay se diverte no Bubu Lounge Disco.

Como falamos, aos sábados você não pode perder a Feira de Antiguidades que acontece na praça Benedito Calixto. Já pensou conhecer um lugar que tenha mais de 3.550 fitas cacetes? Pois bem, não deixe de ir ao Museu da Voz. Para não perder o costume de conhecer outros sabores, vá até o Consulado Mineiro e prove o toque mineirinho do tempero que eles têm. Já o Sabores de Mi Tierra, trás a comida colombiana como prato principal.

Um passeio de bike pela Ciclovia da Marginal Pinheiros é uma excelente ideia num por de sol, pode apostar! Por fim, não pode faltar um piquenique na Praça do Pôr do Sol, com muita vista bonita e calmaria para relaxar.

Rua dos Pinheiros é uma atração por si só: é como se fosse um reduto de quem quer descobrir várias coisas ao mesmo tempo. E já que você está por aqui, não deixe de conhecer a hamburgueria Meats, o Le Jazz e a cantina Gigio.

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

1 comentário

Deixe um Comentário