sexta-feira, março 29

Quais são os melhores restaurantes de São Paulo?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Quando o assunto é gastronomia, a capital paulista está muito bem servida. A metrópole tornou-se a casa de muitos imigrantes e também de brasileiros de todos os cantos do país, incluindo chefs renomados que hoje são responsáveis por alguns dos melhores restaurantes de São Paulo.

Ter opções para todos os paladares reflete muito bem a efervescência típica da cidade. Conhecer algumas das cozinhas mais incríveis da capital é uma forma deliciosa de descobrir — ou redescobrir! — o maior centro urbano do Brasil.

Por isso, apresentamos neste post alguns dos mais conceituados restaurantes em São Paulo. Veja a seguir por que eles proporcionam experiências únicas e coloque esses destinos na sua programação!

1. D.O.M.

Focado em sabores brasileiros, mas com um toque contemporâneo, o D.O.M. — comandado pelo chef paulista Alex Atala — é reconhecido pela culinária requintada e ganhou fama muito além das fronteiras do Brasil.

No menu, ganham destaque ingredientes típicos da Amazônia, como a raiz aromática priprioca, a erva jambu e até mesmo formigas. Fica no Jardim Paulista, um conceituado bairro de SP.

2. A Casa do Porco Bar

Um dos queridinhos do centro da capital paulista é A Casa do Porco, do chef Jefferson Rueda. Natural de São José do Rio Pardo (SP), Rueda passou por renomados restaurantes do Brasil e da Europa antes de abrir seu próprio negócio, inteiramente dedicado à carne suína. Em 2018, o local entrou para a lista dos cem melhores do mundo.

O carro-chefe da casa é o porco Sanzé, uma homenagem à cidade natal de Rueda: carne cozida na brasa durante seis horas. A dica é chegar cedo, pois o restaurante não faz reservas. O clima é despojado e o menu-degustação é bastante acessível.

3. Maní

Outro brasileiro na lista de cem melhores do mundo atualmente é o Maní, que serve cozinha brasileira contemporânea no bairro de Pinheiros. É comandado pela chef gaúcha Helena Rizzo. No menu, ingredientes frescos e pratos que respeitam a sazonalidade de cada produto.

O Maní também tem uma padaria, a Padoca do Maní, que mais parece uma casa de interior. Passe por lá a qualquer hora do dia para um delicioso pão na chapa.

4. Mocotó

O melhor da culinária nordestina tem endereço na Vila Medeiros, na zona norte de São Paulo. É o restaurante Mocotó, do chef Rodrigo Oliveira. O local serve comida sertaneja desde os anos 70, quando foi fundado pelo pai de Rodrigo, o pernambucano José de Almeida.

As especialidades do cardápio incluem moqueca sertaneja, dobradinha e pirarucu assado. A proposta do restaurante é inclusiva — para muitos paulistanos, trata-se do melhor custo-benefício da cidade. A dica é chegar cedo para o almoço, pois a fila é proporcional ao sucesso do lugar.

5. Sal Gastronomia

A cozinha do Sal Gastronomia é comandada pelo chef paulista Henrique Fogaça, que também é um dos jurados do reality culinário Masterchef Brasil. O menu é internacional, com carnes, frutos do mar e massas. O toque brasileiro fica por conta de pratos como tambaqui com molho de tucupi.

Em São Paulo, as unidades ficam no bairro Higienópolis e no shopping Cidade Jardim. Durante a semana, há um menu executivo com valores mais acessíveis no almoço.

6. Piselli

Quem busca um renomado restaurante italiano em São Paulo não pode deixar de visitar o Piselli, do chef Juscelino Pereira, no bairro Cerqueira César. Por lá, são servidos pratos clássicos com um toque de inspiração piemontesa, com destaque para as massas frescas.

O nome do restaurante é “ervilha” em italiano, uma homenagem do chef às suas origens como agricultor no interior do estado — todos os pratos são decorados com a leguminosa. O Piselli tem ainda uma filial no shopping Iguatemi dedicada à culinária do sul da Itália.

7. Parigi

Se você quer se sentir em um charmoso bistrô parisiense sem sair de São Paulo, o endereço é o restaurante Parigi, no Itaim Bibi, integrante do grupo Fasano. Na cozinha comandada pelo chef francês Eric Berland, destacam-se pratos como o rosbife em crosta de mostarda de Dijon e o risoto contadino.

Além da comida, a carta de vinhos é outra atração do local, com ênfase nos rótulos italianos e franceses. A seleção é feita pelo sommelier mais premiado do Brasil, Manoel Beato.

8. Nakka

Como uma cidade que recebeu muitos imigrantes asiáticos, não faltam opções de restaurante japonês em São Paulo. Mas quem busca sofisticação tem que conhecer o Nakka, sob o comando do sushiman Hermes Takeda.

A proposta de combinar culinária tradicional e contemporânea resulta em pratos super interessantes, como sushis trufados e com foie gras. São duas unidades, uma nos Jardins e outra no Itaim Bibi.

9. NB Steak

Quando se fala de uma boa churrascaria em São Paulo, um nome certeiro é o NB Steak, eleito pela revista Veja o melhor rodízio da cidade. As estrelas da casa são o bife de chorizo, o assado de tira e a picanha. Para acompanhar as carnes, há várias guarnições, como tempurá de berinjela e palmito pupunha no azeite.

Com origem em Porto Alegre, a churrascaria também tem filial em Florianópolis. Na capital paulista, são três endereços: no Campo Belo, em Pinheiros e no Itaim Bibi.

10. Carlos

Não poderia faltar uma bela pizza entre as indicações de melhores restaurantes de São Paulo. Uma das mais badaladas é a Carlos, nos Jardins e na Vila Madalena. Lá, são servidas pizzas individuais no estilo napolitano — massa de fermentação lenta assada no forno a lenha.

Além dos sabores clássicos, há invenções do chef argentino Luciano Nardelli, como a da casa (radicchio com mussarela, ricota, parmesão e linguiça curada). Chegue cedo, pois a pizzaria não faz reservas.

As experiências gastronômicas incríveis que a capital paulista oferece a seus moradores e visitantes são capazes de agradar a todos os gostos. Para ajudar você a escolher uma delas, apresentamos neste post alguns dos melhores restaurantes de São Paulo. Agora que você já conhece as melhores opções, é só preparar o seu roteiro!

Como nem só de excelentes comidas vive a cidade, indicamos também alguns dos passeios imperdíveis em São Paulo. Confira o post!


Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.