sexta-feira, novembro 22

Leilão de terrenos: descubra como conseguir uma boa oportunidade

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Existem diferentes maneiras de se adquirir um imóvel, uma delas é por meio do leilão de terrenos. Na maioria das vezes, as vendas costumam ser feitas a preços abaixo do mercado. Dessa forma, participar desses leilões é uma excelente alternativa para quem deseja investir e aumentar seu patrimônio — e, ainda assim, economizar.

Se você sonha em ter uma casa própria em uma boa localização e por um bom preço, ou se você deseja ter um espaço para estabelecimento comercial, o leilão de terrenos é a oportunidade perfeita, principalmente por se tratar de uma opção com grandes benefícios. No entanto, é natural que existam dúvidas sobre o assunto.

Por isso, antes de tudo, é fundamental saber o que é o leilão, como funciona e quais são os principais procedimentos. Também listamos algumas dicas a serem seguidas para adquirir imóveis de forma segura e bem-sucedida. Confira!

Leilão de terrenos: o que é?

O leilão é uma modalidade de aquisição de bens, tais como imóveis, carros, peças de artes, entre outros. Trata-se de uma forma diferente da compra convencional praticada no mercado, isso significa que não existe comprador, vendedor e negociação sobre valores, nem condições de vendas.

Geralmente, o leilão é realizado depois que um proprietário não cumpre com seu compromisso de pagamento, seja pela inadimplência no financiamento imobiliário, seja pela falta do embolso de um empréstimo (caso ele tenha dado o bem como garantia).

Como funciona o leilão de terrenos?

O funcionamento do leilão de terrenos acontece da mesma forma que qualquer outro leilão: durante seu período de abertura, o bem é ofertado e os interessados podem apresentar seus lances, que devem respeitar o valor mínimo. A maior proposta é a que vai arrematar a propriedade. Caso não seja arrematada neste momento, é feita uma nova convocação, que vai aceitar novos lances de, no mínimo, 50% do valor original do imóvel.

Após a oferta ser aceita, será expedida a carta de arrematação com as informações necessárias para efetivar a transferência da propriedade. Qualquer pessoa pode participar do leilão, seja física ou jurídica, sendo obrigatória apenas a maioridade, o que garante a responsabilidade pelos seus bens.

Quais os principais benefícios de comprar imóveis em leilão?

O principal benefício para quem participa de um leilão é o valor. Geralmente, os terrenos são ofertados com valor de lance inicial abaixo do mercado, havendo também a possibilidade de o imóvel ir para a segunda praça do leilão, quando ocorre uma outra tentativa de venda com deságios entre 40% e 60% em relação ao valor de avaliação original — é justamente por isso que as vendas são a baixo custo. A compra de imóveis em leilão traz um valor mais acessível às propriedades.

Edital: o que é esse documento tão importante em um leilão?

O leilão é precedido de um edital que detalha todos os pontos do processo, seja físico ou online. Por isso, é extremamente necessário que ele seja lido por todas as pessoas interessadas em participar. Sendo o principal documento do leilão, deve ser publicado com antecedência e trazer informações sobre condições do bem, data, horário e lance mínimo. O edital também contém orientações como:

  • forma de pagamento (à vista ou parcelado);
  • local do leilão;
  • dados do leiloeiro;
  • dados das partes;
  • descrição completa do imóvel com todos os bônus e ônus.

Outro fator importante é conferir se o edital contém todas as informações essenciais sobre os riscos da aquisição e todos os elementos jurídicos legais do leilão, a fim de que não haja margem para lacunas ou mal-entendidos, podendo o devedor anular o leilão ou induzir o comprador ao erro na aquisição da propriedade. Por isso, é fundamental que os participantes leiam o edital completo.

Quais são os tipos de leilões?

Basicamente, o processo dos leilões de imóveis pode ser judicial ou extrajudicial. Verifique abaixo:

Leilões judiciais

São efetuados através de um processo judicial, em um procedimento no qual o devedor não pagou alguma dívida e, então, teve seu bem penhorado. Após a penhora do imóvel, ele é avaliado e, em seguida, o juiz autoriza que seja leiloado. Nesse caso, o valor da venda será utilizado para quitar as dívidas do proprietário.

Leilões extrajudiciais

Envolvem principalmente os que são promovidos por bancos ou outras instituições financeiras fora do âmbito judicial, mas podem ser efetuados por pessoas físicas quando se trata de inadimplência nos contratos de alienação fiduciária.

Que tal 5 dicas de como obter sucesso no leilão de terrenos?

A seguir, separamos algumas dicas para você obter sucesso na hora de adquirir seu terreno por meio de leilão. Confira!

Defina seu objetivo

O objetivo do arrematante é o principal critério de escolha. Decida se o imóvel é para uma casa no campo, um boteco ou um salão de beleza, por exemplo. É necessário saber qual será a utilização do imóvel antes de selecioná-lo, pois é uma compra em longo prazo.

Pesquise a localização e visite o imóvel com antecedência

Comprar um imóvel sem vê-lo pessoalmente é bastante complicado, principalmente devido à importância da aquisição. Em alguns casos, os leiloeiros não autorizam visitar o local. Porém, é possível conseguir autorização para fazer essa visita. Entre em contato com um leiloeiro ou busque essa informação no edital para saber como isso deve acontecer.

Após a visita à propriedade ter sido aprovada, vá até o terreno e avalie as condições de conservação, onde está localizado e se corresponde às suas expectativas. Para isso, pode ser interessante a presença de um corretor, a fim de realizar uma avaliação adequada. Vale ter uma visão mais real sobre o local.

Leia o edital com atenção e verifique a documentação

Todos os documentos do bem leiloado são aspectos fundamentais em um processo de leilão. A leitura do edital é indispensável, pois nele contêm todas as informações sobre o bem e as regras relacionadas ao leilão. Confira se os dados e as documentações do imóvel estão corretos, visto que os bens chegam à venda por conta de inadimplência — é necessário observar as formalidades legais do processo.

Entenda a diferença entre o leilão de terrenos rurais e urbanos

O leilão de terrenos rurais e urbanos passa pelo mesmo processo. O que você deve observar são as diferentes necessidades entre os lotes de cada região. Afinal, cada tipo tem características que determinam seu valor. Portanto, atente-se aos detalhes da propriedade, leia o edital e avalie as informações do lote.

Conte com uma boa assessoria

A assessoria de leilão de imóveis garante que você concluirá todas as fases de arrematação da propriedade. Assim, você se certificará de ter uma compra bem-sucedida. Além disso, os leilões extrajudiciais, por exemplo, exigem uma ação judicial para que um imóvel seja desocupado. Portanto, contar com um serviço de assessoria é sempre fundamental em leilões.

Após o arremate, como deixar a situação regularizada?

De acordo com a lei, é necessário pagar imediatamente o imóvel arrematado em leilão. Para isso, o comprador deve efetuar um depósito judicial ou utilizar a forma de pagamento que foi combinada com o leiloeiro. Entretanto, segundo o Novo Código de Processo Civil (2016), é possível parcelar imóveis de leilões judiciais em até 30 vezes, desde que seja com pagamento de 25% à vista e o restante em parcelas iguais.

No caso de leilão extrajudicial, é possível realizar o registro do imóvel em nome do arrematante em um período de 60 dias após a arrematação. Já no judicial, em média, varia entre 3 e 9 meses para regularizar a documentação e obter a posse da propriedade.

A TRISUL é uma empresa com mais de 40 anos no ramo das construções civis, oferecendo diversos empreendimentos e demais soluções imobiliárias. Conhecida justamente por seu compromisso em realizar as entregas no prazo, além de ter fornecedores de confiança, preços que cabem no seu bolso e transparência com seus clientes.

Gostou deste artigo sobre como participar dos leilões de terrenos ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo.

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.