quarta-feira, abril 24

Ipiranga

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Impossível que em algum momento da sua vida você não tenha ouvido falar dele, um dos bairros mais antigos de São Paulo e que hoje abriga famílias da classe média e da classe média alta paulistana. O Ipiranga está localizado na zona sul de SP e é um dos distritos mais influentes e importantes do Estado. Fazemos referência a eles todas às vezes quando cantamos o Hino Nacional “Ouviram do Ipiranga às Margens Plácidas”.

Ele trás consigo um dos pontos históricos mais ricos do Brasil, o Museu do Ipiranga. Além disso, conta com uma arquitetura do período clássico que guarda preciosas relíquias desse período colonial brasileiro.

Outro ponto turístico bastante procurado é o Parque da Independência. Ele fica bem em frente ao edifício do museu, onde há um belíssimo monumento que representa todo esse período histórico da independência do Brasil em relação a Portugal. Onde hoje é o parque, naquela época fora proclamada o famoso “Grito do Ipiranga”. O mais interessante de andar por essas ruas que contém pedaços de nossas histórias e raízes é que você se sente parte disto, de alguma maneira.

Monumento do Ipiranga, em referência ao marco histórico

Monumento do Ipiranga, em referência ao marco histórico

Mas nem só de história se vive o Ipiranga, bem pelo contrário. Moderno, o bairro é o chamariz de muitas famílias que estão em busca de tranquilidade e mobilidade. Escolas, hospitais, transportes público e facilidade: tudo isso a gente vê por aqui.  Hoje, o distrito é formado por diversas áreas: Alto do Ipiranga, Dom Pedro I, Vila Carioca, Vila Eulália, Vila Independência, Vila Monumento e Vila São José.

Você consegue chegar por aqui utilizando-se do Expresso Tiradentes, via de ônibus que liga o Parque dom Pedro II ao Sacomã e à Vila Prudente, ou ainda através das três estações que há na região, o Alto do Ipiranga, Sacomã e Santos-Imigrantes. E se você ainda desejar, há a Estação Ipiranga da companhia Paulista de Trans Metropolitanos.

Porque morar no Ipiranga?

Além de ser um bairro cheio de histórias para contar, ele tem ótimas referências para quem busca tranquilidade e acessibilidade.

Alguns pontos interessantes como o Hospital Dom Antônio de Alvarenga, o Hospital Monumento, o Hospital da Plástica SP, o Parque da Independência, a Associação Museu de Arte Mágica e Ilusionismo João Peixoto dos Santos, o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, o Centro Universitário São Camilo, a Casa Do Grito e o Monumento à Independência trazem movimentação ao comércio e atraem visitantes e turistas de todos os cantos do Brasil.

Muito embora seja considerado um bairro residencial, também tem sua vida comercial ativa, tendo a avenida Nazaré como sua principal via de movimentação. Paralelo a esta, está localizado o chamado “Miolo do Ipiranga”. Entre as ruas Manifesto, Tabor, Comandante Taylor e a Avenida Nazaré, que é o ponto mais famoso do bairro e o mais valorizado do bairro.

Lembrando que quem atende a Estação Alto do Ipiranga e Sacomã é a Linha Verde. Ela também é conhecida como “Linha Paulista”, uma vez que percorre a Avenida Paulista em sua integralidade. Se você precisa chegar ao coração de SP, morar no Ipiranga e ter acesso a linha Verde é uma excelente opção.

Se você busca a melhor opção em moradia e bem-estar, com fácil acessibilidade, a Trisul pode te ajudar:

  • Royal alto do Ipiranga, Apartamentos com 2 ou 3 dormitórios: trata-se de um empreendimento personalizado, com uma única torre, lazer completo, sendo que você ainda poderá escolher unidades com dois ou três dormitórios e 01 ou 02 vagas. Ele está localizado apenas a 250 metros do Metrô do Ipiranga (Linha Verde) ideal para quem busca conforto e infraestrutura dos grandes centros urbanos.
    Royal Alto do Ipiranga- conforto e infraestrutura para sua família

    Royal Alto do Ipiranga- conforto e infraestrutura para sua família

O que fazer no Ipiranga?

Não dá para falarmos da gastronomia do Ipiranga sem citarmos as tradicionais paellas do Los Molinos (R. Vasconcelos Dromond, 526) na Vila Monumento e do Paellas Pepe (R Bom Pastor, 1660). Mas nem só disso vive esse grande centro cultural. Se você quiser experimentar uma boa pizza, não pode deixar de passar no ponto original da pizzaria Sala vip, do Nico, na Rua Cisplatina, 195. Já para quem gosta de provar uma boa pasta, o Nico Pasta & Basta na R Costa Aguiar, 1586 parece uma sugestão excelente.

Trecho da música: "só quando eu cruzo a Ipiranga com a Avenida São João"

Trecho da música: “só quando eu cruzo a Ipiranga com a Avenida São João”

Se a sua opção está nos hambúrgueres, o mais famosos, a proposito, é o do Seu Oswaldo. Ele fica na R Bom Pastor, 1657. A combinação perfeita de um bife fininho, mais um molho de tomate delicioso e uma maionese caseira atraem visitantes da região em busca de um (ou dois) x-saladas no capricho. O local não aceita cartão e nem serve batatas fritas, regras do fundador, que morreu em 2008, mas que teve o negócio tocado pela filha que manteve a tradição.

Já quem busca os bares da região, as opções não faltam! O Boteco São Jorge (R Cipriano Barata, 1913) atrai um grande público em busca de chope bem gelado e porções tradicionais de botequim. Já o Venezas (R Brigadeiro Jordão, 294) e o Bar do Magrão (R Agostinho Gomes, 2988) ganharam fama no local por montarem uma carta de cerveja vasta e curiosa.

E como todo bom bairro paulistano, não pode faltar uma padoca! E nesse estilo, destaca-se a Patripan (R dos Patriotas, 681) que também tem opções de rodizio de pizzas e almoço por kg. A Big Bread (R Brigadeiro Jordão, 490) está bem em frente à igreja São José e ganhou fama popular por conta de uma zeppola, um tipo de rosca italiana que é feita todos os dias 19 do mês.

No quesito compras, a rua mais popular para quem quiser visitar é a Silva Bueno, que é uma rua que atravessa todo o bairro com o seu tradicional comércio popular. Dê uma parada no número 2109, onde fica o Mercado Municipal do Ipiranga e experimente um Lanche de Mortadela!

Passeios ao Ar Livre

Parque da Independência (Av. Nazaré, s/nº): com uma área total de 21.188 metros quadrados e dividido pela Rua dos Patriotas. Do lado de cima dessa divisão você verá o Museu do Ipiranga e seus jardins franceses que foram inspirados no palácio de Versalhes. Lá também tem uma bela pista de cooper para os apaixonados por esporte.

Museu do Ipiranga, em São Paulo

Museu do Ipiranga, em São Paulo

Na parte de baixo, você irá observar o Monumento à Independência que guarda o túmulo do imperador Dom Pedro I, além da Casa do Grito, que é uma pequena construção que fica às margens do córrego do Ipiranga e que já existia, supostamente, em 1822.

Museu de Zoologia da USP (Av. Nazaré, 481): está em reforma e ainda não tem prazo para sua abertura ao público.

Aquário de São Paulo (R. Huet Bacelar, 407): recalcule o seu tempo e dê uma paradinha por aqui. Conheça alguns animais brasileiros e o onde, como peixe-boi da Amazônia, jacaré do Pantanal, tubarão, urso polar, leão marinho e canguru.

Exposição permanente no metrô: quem chega ao bairro pelo metrô Alto do Ipiranga (Rua Dr. Gentil de Moura, esquina com a Visconde de Pirajá), pode conhecer uma exposição permanente que já acontece pela estação. Ela serve para contar aos visitantes sobre as curiosidades do bairro. Fica depois das catracas e vai das escadas rolantes até a plataforma.

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Deixe um Comentário