investir no mercado imobiliário

Conheça 4 vantagens de investir no mercado imobiliário!

Powered by Rock Convert

Se você está desenvolvendo um planejamento financeiro e quer diversificar seus investimentos, saiba que o mercado imobiliário é uma boa opção. Tanto comprar imóveis quanto investir no mercado imobiliário vão garantir, a longo prazo, segurança, rentabilidade e valorização do seu dinheiro.

Porém, aplicar nesse setor pode não parecer muito fácil, a princípio. Quer conhecer mais sobre o assunto? Neste post, você vai entender como funciona o mercado imobiliário. Também vamos contar para você 4 coisas que precisa saber para iniciar seus investimentos nesse segmento. Confira!

Mercado imobiliário: como funciona?

Basicamente, o mercado imobiliário se caracteriza pela negociação de compra, venda ou aluguel de imóveis. Esse setor costuma estar aquecido com frequência, afinal de contas, há sempre alguém interessado em realizar o sonho da casa própria, alugar ou vender, e até mesmo comprar imóveis para investir.

Com mais crédito disponível para os brasileiros, a tendência é que esse mercado continue aquecido em 2019. Por isso é tão importante entender como você pode investir no segmento e garantir bons rendimentos futuros.

Como investir em imóveis?

Sem dúvida, uma das maneiras de aplicar o seu dinheiro é por meio do investimento em imóveis. Quem insere seus recursos em terrenos, casas ou apartamentos espera que o local seja valorizado com o tempo. Dessa maneira, a pessoa consegue comprar mais barato, vender mais caro e, consequentemente, lucrar com o negócio.

No entanto, antes de investir em imóveis, é necessário conhecer detalhadamente sobre as características da região. É muito importante saber como é a infraestrutura (incluindo acesso a serviços básicos, como água e esgoto, opções de comércio etc.), o acesso ao transporte público (número de linhas de ônibus, metrô ou trem) e a segurança.

Com os três requisitos, as chances de valorização da região são mais amplas. Dessa forma, quem investiu em imóveis no local tende a se dar bem e, futuramente, colherá os lucros da compra.

O que você precisa saber para começar a investir no mercado imobiliário?

Agora que você já entende bem como funciona o mercado imobiliário, é hora de descobrir as razões que fazem dele um excelente investimento para você. Confira!

1. É uma boa opção de valorização

Tradicionalmente, o investimento em imóveis é considerado uma das alternativas mais seguras oferecidas pelo mercado. Se houver uma certeza da qual você pode se assegurar, é a de que o seu imóvel será valorizado em algum momento. Claro que isso depende de uma boa pesquisa e da aposta em projetos de qualidade construtiva, em localizações que estejam em desenvolvimento e das características do bem.

Outro ponto que deve ser avaliado é que esse é um investimento melhor aproveitado se for considerado a médio e longo prazo. Por outro lado, os imóveis comprados na fase de lançamento ou na planta têm valorização mais rápida, pois seu valor aumenta já na entrega.

2. Proporciona total segurança na operação

O nível de risco em qualquer aplicação financeira deve ser avaliado pelo investidor. Nesse caso, o mercado imobiliário apresenta vantagens, pois nele há menos chances de perdas financeiras.

Entre os motivos para isso, estão a solidez do patrimônio e sua grande possibilidade de valorização, o que raramente pode ser garantido em outras operações de investimento oferecidas pelo mercado.

3. Garante proteção contra instabilidade econômica

Como os valores de parcelamento nos financiamentos imobiliários e os aluguéis são atualizados pelo Índice Nacional da Construção Civil (INCC), o investidor acaba sempre protegido contra as instabilidades da inflação. Assim, o dinheiro aplicado terá seu poder de compra garantido.

4. É uma excelente chance de diversificar seus investimentos

Investir no mercado imobiliário é uma forma de ter seu portfólio de aplicações diversificado, reduzindo os seus riscos de perda financeira — principalmente para as pessoas que também apostam no investimento da bolsa de valores, que apresenta mais chances de desvalorização, dependendo das oscilações da economia ou da política.

Qual é o papel de uma imobiliária na compra de um imóvel?

As imobiliárias podem ajudar você a escolher o tipo de imóvel alinhado às suas necessidades. Há, por exemplo, os apartamentos prontos para morar, como o Eldorado Residencial , e os imóveis na planta — entre eles está o Atemporal Pompéia.

O aquecimento do mercado imobiliário se deve ao crédito facilitado e, por consequência, o aumento do interesse das pessoas em concretizar o sonho da casa própria. Nesse cenário, é fundamental entender o funcionamento desse setor para que você possa fazer bons negócios — tanto no momento da venda quanto para comprar ou alugar.

Quais as vantagens dos fundos de investimento imobiliário?

Outra forma de aplicar seu dinheiro no setor são os fundos de investimento imobiliário (FII). Eles são uma maneira de combinar o mercado imobiliário e financeiro, pois eles estão ligados a ativos imobiliários e ativos financeiros com lastro imobiliário, tais como Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Letra de Crédito Imobiliária (LCI).

A negociação desses fundos é feita na bolsa de valores, por isso, o rendimento pode se dar por meio dos aluguéis pagos pelos inquilinos ou pela valorização da cota. Essa é uma boa alternativa para quem deseja diversificar os investimentos ou para quem ainda não dispõe do valor total para a compra de um imóvel.

Qual o capital médio necessário para investir em imóveis?

Ao contrário do que muitos podem imaginar, não é preciso ter muito dinheiro para começar a investir no mercado imobiliário. Portanto, se você não tiver o valor total para pagar por um bem à vista, estude a possibilidade de adquirir um financiamento imobiliário ou entrar em um grupo de consórcio.

Mesmo com o pagamento a prazo, a valorização do bem costuma superar o valor investido e fazer valer a pena o uso do dinheiro para esse fim. Para isso, você pode estudar quais são as possibilidades de obter rendimento com essa escolha. Veja algumas delas, a partir de agora:

Compre imóveis na planta

Os preços dos imóveis em construção costumam ser até 40% menores do que aqueles já prontos. Com isso, você consegue melhores condições de pagamento e poderá ter uma boa margem de lucro depois da entrega das chaves por parte da construtora. Não se esqueça de avaliar a credibilidade da empresa responsável pela obra para reduzir os riscos da operação.

Compre para locação

Outra forma de obter ganhos com a compra de um imóvel, mesmo se for por meio de financiamento, é colocá-lo para alugar. A geração de renda extra tornará mais concreto o retorno do valor investido. Pesquise quais são as melhores opções, de acordo com a demanda por locação.

Compre terrenos

Você pode investir na aquisição de terrenos, em especial no entorno de grandes centros, pois certamente eles serão valorizados no futuro. Aqui, vale a opção de revenda ou de construção de imóveis para locação.

Como funciona o financiamento imobiliário?

O financiamento possibilita que as pessoas paguem um imóvel em várias parcelas. Assim, na maioria das vezes, o cliente dá uma entrada e financia o restante.

Vale destacar que qualquer brasileiro com mais de 18 anos ou estrangeiro com visto permanente no Brasil pode financiar uma propriedade assim. O cidadão precisa estar com o nome limpo no SPC (Sistema de Proteção ao Crédito) e Serasa e não apresentar nenhuma irregularidade na Receita Federal.

Existem vários modelos de financiamento disponíveis no mercado. Por isso, as taxas de juros, tipos de imóvel e o prazo mínimo e máximo de pagamento variam de acordo com cada negociação.

Quem financia por meio do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), por exemplo, pode parcelar a compra de imóveis de até R$1,5 milhão, por até 30 anos. Já o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) não tem nenhuma regulamentação das condições de financiamento e as linhas de crédito são direcionadas para apartamentos mais caros. Nesse modelo, as taxas de juros costumam ser maiores, entre 12 a 16% ao ano.

É essencial avaliar todas as possibilidades oferecidas pelas instituições financeiras e comparar as taxas de juros e condições de pagamento, em especial no caso dos compradores que têm a intenção de investir no mercado imobiliário. Somente assim você terá condições de entender se valerá a pena e quando começará a obter rendimentos a partir dessa escolha.

Como escolher imóveis para investimento?

A valorização do seu bem vai depender de uma boa pesquisa sobre o mercado imobiliário para que você encontre opções que darão mais garantias de rendimentos futuros. Veja algumas dicas para escolher o imóvel ideal para investir:

  • informe-se sobre a imobiliária e a construtora do imóvel e verifique seu histórico de credibilidade e qualidade construtiva;
  • avalie a localização do imóvel e cheque se ele está em uma área em desenvolvimento e com infraestrutura urbana completa;
  • procure imóveis que fiquem em bairros com boa oferta de comércio e serviços, além da proximidade com escolas e universidades;
  • veja como é a mobilidade urbana no entorno do imóvel (em São Paulo, é importante que ele esteja próximo de uma estação do metrô, por exemplo);
  • verifique toda a documentação da propriedade e do vendedor para se certificar das suas condições legais e de que não há nenhum impedimento para a venda;
  • faça uma boa vistoria no imóvel e veja quais são as suas condições e se haverá necessidade de fazer reformas, em especial nos sistemas elétrico e hidráulico;
  • no caso de imóveis novos ou na planta, faça uma boa verificação do memorial descritivo e dos materiais empregados na obra e no acabamento.

Vale sempre lembrar que o investimento no mercado imobiliário deve ser feito após uma ampla pesquisa com construtoras e imobiliárias de confiança. O setor apresenta excelentes opções que devem ser avaliadas conforme a localização, as chances de desenvolvimento da região onde o imóvel está, entre outros fatores. Os projetos oferecidos pela Trisul, por exemplo, são desenvolvidos com base nessas tendências, configurando uma excelente oportunidade de investimento.

Se você tem interesse em investir no mercado imobiliário, tanto com a compra de imóveis quanto a aplicação em fundos de investimento imobiliário, entre em contato conosco!


Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert