Nos últimos anos ocorreram significativos avanços tecnológicos no mundo, e com nossa casa não seria diferente. Com o objetivo de facilitar o dia a dia, opções inovadoras para moradia têm se tornado cada vez mais comuns nos lares brasileiros e a iluminação inteligente está entre elas.
Entendida às vezes até como um artigo de luxo, a iluminação de um ambiente influencia diretamente em nossa sensação de conforto, comodidade, desempenho e, até mesmo, na saúde. Por ser indispensável para promover essas sensações, a iluminação inteligente tornou-se uma verdadeira tendência.
Se deseja saber mais sobre como revolucionar o seu projeto com uma iluminação inteligente, esse post é exatamente o que você procura. Acompanhe e entenda tudo sobre o assunto.
O que é iluminação inteligente?
A tendência de autonomia da casa e a internet das coisas é crescente no cenário mundial de decoração, ornamentação e design de interiores. Assim, a iluminação inteligente corre a passos largos, permitindo o controle e a regulação da luminosidade de um ambiente em sua totalidade.
Bem mais do que só controlar a cor ou acender a luz sem precisar encostar no interruptor, essa solução consegue se adaptar a momentos específicos e às necessidades de cada casa. A partir de um dispositivo de assistência digital, como Alexa, Siri ou Google Assistent, você é capaz de controlar até mesmo a temperatura da luz de um ambiente específico.
Quais os benefícios da iluminação inteligente?
Com a conveniência que nos é oferecida, assim como todos os outros tipos de automação para casa, a iluminação inteligente está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Além da praticidade, esse tipo de iluminação nos traz muitos outros benefícios, como:
- maior economia de energia: a iluminação inteligente pode ser usada apenas quando necessária, o que garante uma economia de energia maior e ainda favorece um consumo mais sustentável;
- melhor aproveitamento do nosso ciclo circadiano: conhecido também como relógio biológico, trata-se do mecanismo pelo qual nosso organismo é regulado durante o dia e a noite. Assim, ao apagar e acender as luzes nos momentos certos, aproveitamos melhor hormônios como a melatonina, que regula nosso ritmo de sono;
- mais conforto de iluminação em todos os ambientes: não precisamos daquela luz forte e intensa iluminando o ambiente em todos os momentos. A luz de um ambiente deve se adaptar à ocasião, o que é facilmente resolvido com a iluminação inteligente;
- altamente adaptável a diversos momentos: não se trata só de ligar e desligar as luzes. Mudar a coloração ou temperatura de uma lâmpada em uma reunião ou num jantar romântico pode tornar a ocasião ainda mais agradável.
Como aplicar a iluminação inteligente no seu projeto?
A iluminação da casa inteligente é válida e muito útil nos mais variados contextos e espaços. A facilidade de adaptar os ambientes de modo a otimizar o seu espaço físico através da iluminação não é só aplicável à casa, mas a qualquer tipo de projeto de construção, como lojas, restaurantes, bares e hotéis.
Desse modo, é preciso considerar a questão de tornar a iluminação da casa inteligente desde o início do projeto, pois tanto as luminárias quanto os dispositivos de assistência virtual precisam e devem ser complementados e aceitos uns pelos outros. Confira algumas dicas a seguir.
Familiarize-se aos controles
Utilizar assistente virtual tornou-se uma tarefa fácil e corriqueira para muitos. Porém, pode ser desafiador para algumas pessoas. Quando se trata de iluminação inteligente, é preciso entender que não apenas um morador irá usufruir, mas todos que moram na casa precisarão usá-lo no dia a dia.
Interruptores inteligentes e integrados são uma opção física para atuar em conjunto com a assistente virtual, o que é altamente recomendado para quem deseja ter uma casa mais tecnológica.
Tornar a iluminação inteligente, bem como toda a casa, passa principalmente pela facilidade e acessibilidade para tornar seu ambiente mais confortável e dinâmico para todos.
Priorize a funcionalidade
Sabemos que há uma tendência mundial de projetar interruptores e painéis de controle de forma escondida à primeira vista dos olhos das visitas, porém existe um limite. O lugar pode ser um pouco mais escondido ou se manter ofuscado por móveis e decoração, mas deve ter um acesso facilitado a quem já conhece ou mora na casa.
Hoje há uma gama quase infinita de painéis e soluções de decoração para que você possa bem orná-los em seu projeto. Inclusive, é possível deixá-los como parte da decoração.
Caso opte por usar apenas assistentes virtuais orientados por voz, tenha certeza que as vozes de todos os moradores poderão ser ouvidas em todos os cômodos para facilitar o seu uso.
Opte por sensores de presença
Convenhamos que não é a situação mais confortável do mundo pedir para sua assistente virtual acender a luz do banheiro para que você possa utilizá-lo. Sensores de presença mais modernos conseguem perceber quando alguém se encontra no ambiente, mesmo que ela não se mova por alguns segundos, sendo uma opção muito boa para esse tipo de espaço.
Automatize o máximo de processos que puder
Desde abrir as cortinas às 8 horas da manhã para aproveitar melhor a luz natural e economizar energia elétrica até programar uma luz noturna para ativar assim que você se deitar para dormir. Conseguir automatizar o máximo possível de processos através dos artigos inteligentes, incluindo a iluminação inteligente, é fundamental para garantir todos os benefícios já citados neste post.
Dito isso, vale ressaltar que, quando o projeto de personalização é executado por um profissional experiente da área de iluminação, ele conseguirá entender as necessidades que sua família precisa e como melhor implementar em sua casa. Além disso, novas tecnologias surgem a todo momento e, com a ajuda desse profissional, sua casa conseguirá comportar tecnologias futuras para facilitar ainda mais o dia a dia.
Por fim, a iluminação inteligente é uma tendência cada vez mais forte no mundo e que veio para ficar. Afinal, a tecnologia é feita para nos servir e facilitar a nossa rotina. Fazer com que ela nos ajude e se adapte a nós é permitir que o futuro entre em seu lar.
Aproveite a visita no blog e entenda o que são casas sustentáveis e como elas funcionam.