quinta-feira, março 28

Decoração de quarto de casal: veja 8 ideias incríveis

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Independente do estilo dos moradores, a decoração de quarto de casal precisa transmitir acolhimento e fazer da casa um ambiente de intimidade e descanso. Afinal, o espaço é onde as pessoas costumam relaxar ao final da rotina diária corrida e, muitas vezes, estressante. 

Por ser um lugar de recolhimento, vale a pena investir em detalhes que tragam conforto. Porém, é fundamental que os objetos escolhidos para ornamentar o dormitório também reflitam a personalidade do casal, o que faz desse tipo de decoração algo bastante pessoal.

Pensando nisso, este texto vai apresentar algumas dicas importantes que podem ser aplicadas aos mais diversos estilos de quarto de casal. Confira!

1.Invista em uma boa cabeceira para valorizar a cama

A cama é a protagonista da decoração do quarto de casal. No entanto, muitas vezes ela é tratada apenas como um mobiliário meramente funcional. Para explorar todo o potencial que a cama de casal possui, vale a pena investir em uma cabeceira.

Esse acessório traz a sensação de aconchego para o quarto, dando a entender que a cama, mais do que um espaço para dormir, é também um lugar de relaxamento. Com uma bela cabeceira, a cama deixa de ser apenas mais um objeto utilitário e passa a assumir o seu lugar de protagonista na decoração do quarto.

Alguns detalhes precisam ser levados em consideração ao escolher uma cabeceira. Não se esqueça de que o tamanho da cama e também da cabeceira devem estar em harmonia com o espaço do quarto, ou seja, se o cômodo for pequeno, nada de exageros ao escolher o móvel e também o acessório.

Espaços menores combinam muito bem com cabeceiras mais baixas, mesmo que cubram toda a extensão da largura da parede. Esse acessório pode ser adquirido tanto em uma loja de móveis quanto também pode ser feita de maneira personalizada por profissionais especializados.

2.Use papel de parede ou adesivo para dar personalidade

Uma forma de dar personalidade ao cômodo é aplicar adesivo ou papel de parede. A aplicação pode ser em apenas uma das paredes, mas, dependendo do desenho, é possível fazê-las também nas demais. No caso do adesivo, é interessante explorar até mesmo o teto.

Como existem diversos modelos de papel de parede e adesivos no mercado, é possível encontrar aquele que combina mais com a personalidade do casal e que consiga integrar harmoniosamente a decoração como um todo.

Para te ajudar na escolha do papel de parede, também vale a pena seguir algumas dicas e recomendações básicas. Quanto ao quesito qualidade, não queira economizar na hora de escolher o papel de parede, já que uma matéria-prima não muito boa poderá causar prejuízos em pouco tempo.

Ao escolher os padrões e estampas, não se esqueça de que esses detalhes precisam combinar com o ambiente. O papel de parede poderá ser o ponto principal da sua decoração, como também apenas um simples detalhe. Tudo vai depender do estilo que você escolher. 

3.Considere projetar uma parede de tijolinhos

Outra ideia é deixar os tijolos à vista em uma das paredes. O ideal é que a cabeceira na cama fique nessa parede, pois os tijolinhos ajudam a deixar o quarto mais despojado e, ao mesmo tempo, acolhedor.

Para ter uma parede de tijolos à vista, é importante que a estrutura seja construída com tijolo colonial. Nos casos em que as paredes são constituídas por outro material ou outros modelos de tijolo, é possível aplicar um revestimento especial que imita o tijolo colonial sem mexer na estrutura.

4.Recorra ao uso de fotografias em preto e branco

Para trazer acolhimento, vale a pena apostar no uso de um porta-retratos com uma fotografia em preto e branco de pessoas queridas da família. O uso de preto e branco transmite a sensação de enraizamento e familiaridade. Ao usar fotos de pessoas da família ou mesmo amigos, é possível conferir personalidade à decoração.

Outra dica é usar fotografias como quadros, em molduras especiais e que podem ser em variados formatos ou tamanhos. Inclusive, de acordo com o estilo da decoração, é possível compor uma parede apenas com quadros em preto e branco, deixando o resultado bem interessante e moderno. 

5.Utilize iluminação indireta

A iluminação indireta propicia o descanso e o relaxamento, diferente da iluminação direta. Também é indicado investir em lâmpadas amarelas e evitar as brancas. A iluminação branca estimula o sistema neurológico, ao passo que a iluminação amarela é mais confortável para os olhos e mais indicada para as áreas de descanso.

Caso o casal goste de ler na cama, vale a pena optar por abajures ou luminárias em cada um dos lados do móvel. Dessa forma, é possível reforçar a iluminação na hora da leitura, sem comprometer a iluminação indireta do dormitório.

6.Valorize a decoração com uma boa roupa de cama

A roupa de cama ajuda a valorizar até mesmo as decorações mais minimalistas. Caso o casal tenha optado por um papel de parede vivo e colorido, é importante escolher a roupa de cama com cuidado para evitar o conflito na decoração.

Uma opção é recorrer a um cobre-leito de cor neutra para dar destaque à decoração das paredes, escondendo possíveis estampas da roupa de cama.

Porém, para os casais que tenham optado por uma decoração mais minimalista, é possível imprimir personalidade ao quarto usando roupas de camas mais descoladas e com estampas mais intensas, inclusive, com cores contrastantes. 

7.Aposte no poder das cortinas

As cortinas podem e devem ser usadas além da decoração de ambientes como as salas de estar e jantar. No quarto, elas ajudam a criar um clima mais aconchegante e deixar qualquer ambiente mais bonito. Vale a pena lembrar também que as cortinas são funcionais, pois ajudam a manter a privacidade e atuam no controle da luminosidade do ambiente.

As cortinas tradicionais são em cores neutras, mas para quem quer ousar mais nesse detalhe, a dica é apostar nas versões com estampas grandes, nos mais variados motivos, como os florais. Os materiais também são os mais variados, inclusive em tecidos mais sofisticados – escolha de acordo com o seu bolso!

8.Escolha as cores certas

As cores são alguns dos principais elementos de toda decoração, inclusive do quarto. Com elas você cria ambientes mais aconchegantes ou frios, espaços mais iluminados e alegres ou mesmo mais sóbrios. Tudo vai depender da cor ou conjunto de paletas e tonalidades usadas.

Uma decoração monocromática, com o uso apenas de uma tonalidade, pode ser sofisticada, mas com o tempo a tendência é que ela fique monótona. Ao usar cores diferentes, a dica é sempre prezar pela harmonização, mesmo quando há contrastes.

No mundo da decoração não existe certo ou errado, tudo vai depender do seu gosto pessoal. Mas em se tratando do quarto do casal, é preciso chegar a uma ideia comum que consiga criar um ambiente na casa ou apartamento que seja aconchegante e que, ao mesmo tempo, tenha as características de quem dorme no cômodo.

Estas são as nossas dicas de decoração de quarto de casal. Para você ficar por dentro de tudo o que acontece em nosso blog, aproveite para nos seguir no FacebookLinkedIn e Instagram!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Comentários estão fechados.