Recentemente, uma ONG mexicana fez um levantamento listando as 50 cidades mais violentas do mundo. Ao todo, o Brasil aparece 17 vezes, correspondendo sozinho a um total de 38%. Não é um dado muito feliz e nós, cidadãos, já sentimos o reflexo da violência na pele.
É comum que ao se planejar para a realização do sonho da casa própria, você se preocupe com a segurança do local, já que você abrigará a sua família. Para te ajudar nesse processo, desenvolvemos esse artigo onde vamos falar de algumas dicas bem legais para você verificar a segurança do imóvel antes mesmo de fechar a compra desse.
Localização do apartamento
A região onde o seu imóvel estará localizado é tão importante quanto à segurança do próprio imóvel. Por isso, a dica é que você passe por esses locais em dias úteis, verifique a movimentação. O ideal seria que você fosse em diferentes horários e em dias alternados. Veja se há o patrulhamento de policiais, se há atividade comercial e observe até a movimentação de transporte público.
Outra boa dica é perguntar nesses estabelecimentos ou até mesmo para os seus futuros vizinhos sobre a onda de violência da região. Veja o que eles recomendam, faça uma média e certifique-se de escolher a melhor opção para a sua segurança e a segurança de toda a sua família.
Segurança do imóvel
Quando você for visitar o imóvel, veja como foi a recepção na portaria. Veja como eles trataram você que não é morador… Esse acesso foi facilitado? Você poderia ter entrado no prédio facilmente? Será que isso acontece mais durante o dia ou à noite? É importante certificar-se sobre as questões de seguridade para ter a certeza de que pode ficar tranquilo quanto a arrastões e assaltos, por exemplo.
Aproveite para questionar sobre o sistema de monitoramento, de cerca elétrica e até de portão elétrico para a garagem. Exija relatório mensal sobre o funcionamento do mesmo. Às vezes, passe na portaria e veja se as câmeras dos cantos principais estão funcionando perfeitamente. É bastante comum que os edifícios instalem esses aparelhos, mas não façam a sua manutenção de forma adequada, o que prejudica o desempenho.
Outras opções de segurança
A tecnologia pode te ajudar e muito! Por exemplo, quando você sai de casa correndo e não sabe de trancou a porta… Uma fechadura eletrônica e um Smartphone podem ser extremamente úteis!
Mesmo que o prédio tenha câmeras, vale a pena colocar algum circuito de monitoramento particular, para que você tenha acesso a suas próprias imagens.
Não podemos bobear com coisas simples e que pode garantir a seguridade de todos aqueles que amamos, certo? Não há economia no mundo que pague uma noite tranquila com a nossa família.
E você, que ações de seguranças toma ao sair de casa? Compartilhe com a gente!