Atender bem um cliente online é fundamental para o sucesso de um negócio. Em tempos de uma potencial crise econômica, os clientes ficam ainda mais exigentes e usam qualquer deslize durante um atendimento como fator determinante para não fechar um negócio com você.
Por isso, se destacar ao oferecer um atendimento diferenciado e de alta qualidade pode fazer a diferença e surpreender quem só espera algo ‘mais do mesmo’.
Pensando nisso, listamos quatro dicas para melhorar o atendimento online:
1 – Ofereça atendimento personalizado
Seja cordial, trate o cliente pelo nome e ouça com atenção. Durante o diálogo, ele fornecerá informações valiosas para prosseguir o atendimento. Por isso, escute o que ele tem a dizer para não errar na hora de mostrar as melhores alternativas.
2 – Siga um roteiro bem estruturado
Se você estiver realizando uma primeira abordagem por telefone, o ideal é que possua um roteiro estruturado para a conversa. Mas lembre se que ele deverá servir somente para direcionar o diálogo, e não agir como se fosse um script de telemarketing.
3 – Use o telefone como um aliado
Mesmo com todas as tecnologias existentes no momento, o telefone ainda faz muita diferença quando se trata de realizar negócios. E em tempos de isolamento social imposto como precaução da transmissão do COVID-19, a importância dele aumentou ainda mais.
Abaixo, listamos algumas dicas poderão lhe ajudar durante os contatos telefônicos:
- o momento mais recomendado para realizar uma ligação é entre 16 horas e 17 horas. O segundo momento mais recomendado é entre 8 horas e 10 horas. Os momentos piores são entre 11 horas e 14 horas (conforme a InsideSales.com);
- o melhor dia da semana para contatar alguém é quinta-feira. O segundo melhor dia é quarta-feira. O pior dia é terça-feira (mesma fonte);
- 80% dos negócios necessitam de 5 chamadas de acompanhamento depois da reunião (conforme The Marketing Donut).
4 – Prepare-se para as objeções
Você provavelmente enfrentará algumas objeções ao longo da conversa, seja ela por telefone ou por videoconferência. A qualidade do tempo que se permanece nesse tipo de contato não é o mesmo quando as pessoas se encontram presencialmente. É importante responder às objeções de forma clara, sem enrolação, no tempo mais curto possível.
Uma dica é fazer uma lista com as possíveis objeções que podem acontecer durante a conversa com o cliente e estudar a forma mais satisfatória de contestá-las. Essa estratégia garante responder com segurança e rapidez às objeções levantadas pelo contato.
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