Não basta somente ser organizado quando o assunto é a carteira de clientes, é necessário a criação de mecanismos que permitam o mapeamento de suas necessidades. Pois só assim será possível conhecer cada vez mais seus anseios e dessa forma tomar ações assertivas para lhes oferecer um atendimento diferenciado.
Confira agora 3 dicas para gerenciar a sua carteira de clientes e consequentemente aumentar seu volume de vendas.
1 – Mantenha sua carteira de clientes atualizada
O primeiro passo é manter todos os dados de seus clientes em dia. Isso significa que não basta cadastrar os dados, eles precisam ser atualizados de forma contínua.
Mas não estamos falando apenas de informações como nome, endereço e telefone. É importante ter noção da posição exata de cada um na jornada de compra, da prospecção ao fechamento ou desistência.
2 – Faça uma segmentação de seus clientes
A segmentação da sua carteira de clientes permitirá um maior controle sobre ela. Então, o ideal é que seja feita uma classificação de cada um de seus clientes de acordo com o seu estágio no funil de vendas, desde o primeiro contato até os que têm mais probabilidade de fechar negócio. Eis uma sugestão de como segmentá-los:
- Prospects: Clientes em potencial.
- Clientes ativos: Pessoas que já fecharam negócio e têm potencial para fechar outros mais adiante;
- Clientes inativos: Nesse caso, você pode quebrar em duas subcategorias, a primeira são os que já fecharam um negócio contigo e desapareceram logo depois. E a segunda são os que você já entrou em contato, mas que demonstraram não possuir interesse em fechar negócio.
- Ex-clientes: Já fizeram algum negócio com você mas, por algum motivo, passaram a fechar com a concorrência.
4 – Faça um bom trabalho de pós-venda
Um atendimento pós-venda bem feito é fundamental para fidelizar seus clientes e aumentar as chances de futuros negócios. Além disso, você poderá transformar esse cliente em um multiplicador das suas habilidades, aumentar o boca a boca a respeito do seu trabalho e tornar-se uma referência na área.
Por outro lado, ao abandonar o cliente depois do fechamento do contrato você está praticamente empurrando-o para a concorrência.
Sempre tenha em mente que é preciso saber diferenciar um bom relacionamento pós-venda de atitudes que podem ser consideradas chatas ou inconvenientes pelos clientes. Nada de telefonar demais, bombardear a caixa de entrada do e-mail ou insistir em um ações que não estão gerando nenhuma resposta.
Neste post mostramos 3 dicas de como gerenciar a sua carteira de clientes, se você gostou do conteúdo, se inscreva em nossa newsletter para ficar por dentro de todos os conteúdos que postamos no blog e aproveite também para nos seguir no Facebook e Instagram!