Conheça todas as etapas de como financiar seu imóvel

Entenda como funciona e quanto tempo leva para a conclusão do financiamento e retirada das chaves

Conforme se aproxima a emissão do Habite-se e a entrega do empreendimento escolhido, é o momento de grande ansiedade e de importantes decisões, entre elas a forma de quitação do saldo devedor de sua unidade, fator que determina a liberação das chaves, que pode ser feito através de recursos próprios ou de financiamento bancário.

O processo de Repasse Imobiliário pode ser realizado através de um Financiamento Bancário, que é quando a quitação é feita através dos recursos da instituição financeira ou então é possível realizar através da Quitação com Recursos Próprios, quando o pagamento é feito diretamente para a Trisul.

Financiamento Bancário

Confira abaixo como é o passo a passo em cada uma das modalidades.

Resumo do passo a passo

Financiamento Bancário (Banco da Obra)

O repasse imobiliário através do financiamento bancário é feito em 11 passos e dura aproximadamente 68 dias para a sua conclusão (se todas as etapas forem aprovadas na data prevista, sem a necessidade de reanálise).

O processo de financiamento bancário é burocrático, pode variar conforme a instituição financeira escolhida e várias etapas devem ser superadas até a emissão do seu contrato de financiamento.

Confira abaixo todos os passos para a realização do repasse imobiliário através do financiamento bancário:

1

Contato Assessoria

Indicamos a Credimob Assessoria, empresa especializada que irá acompanhá-lo na escolha do Instituição Financeira e em todo processo até a assinatura do seu contrato de financiamento.

Esse processo começa com a escolha do Instituição Financeira e hoje com as taxas cada vez mais competitivas é importante iniciarmos essa escolha com antecedência.

A Credimob irá contatá-lo, para obter algumas informações iniciais e importantes como renda, idade, Instituições Financeiras de sua preferência, etc., com essas informações as simulações serão enviadas para sua análise e escolha.

2

Documentos

Nesse momento alguns documentos serão solicitados para que a aprovação de crédito seja feita junto à Instituição Financeira escolhida.

A relação de documentos varia de acordo com a Instituição Financeira e documentos adicionais podem ser solicitados a qualquer momento.

Atenção

O prazo para a conclusão dessa etapa é de 10 dias úteis.

3

Análise de Crédito

Para análise de crédito, toda a documentação solicitada na etapa anterior, será encaminhada para a Instituição Financeira escolhida para aprovação do crédito. Os prazos para análise, também variam de acordo com a Instituição Financeira escolhida.

Crédito Aprovado: pode seguir para a próximo passo do repasse;

Crédito Condicionado: Você será informado a respeito das exigências e decidirá se prossegue ou retorna ao passo anterior buscando outra instituição;

Crédito Reprovado: você deverá retornar ao primeiro passo e escolher outro banco.

Atenção

O prazo para a conclusão dessa etapa é de 15 dias úteis.

4

Análise jurídica

Com o crédito aprovado, inicia-se a análise e aprovação jurídica, que vai avaliar o risco da operação, buscando minimizar os riscos envolvidos na concessão do crédito.

A análise jurídica é feita de todas as partes envolvidas no negócio, ou seja, vendedora e imóvel também são analisados.

Nesse momento, será necessário o preenchimento de alguns formulários, incluindo os de saúde. Informações adicionais poderão ser solicitadas, nesta etapa do processo.

Para o início desta fase, a obra deverá estar 100% concluída:

  • Habite-se expedido;
  • Matrículas individualizadas pelo Cartório responsável e
  • Laudo de Conclusão emitido pelo agente financeiro da Obra.
Atenção

O prazo para a conclusão dessa etapa é de 7 dias úteis.

Após a análise jurídica, você poderá ser:

Aprovado: e seguir para a emissão do contrato

Reprovado: e precisar analisar os motivos que causaram essa reprovação e após isso iniciar as tratativas para uma nova análise. Com isso inicia-se um novo prazo de 10 dias.

5

Emissão do Contrato

Superada a análise jurídica, o processo segue para emissão do contrato de financiamento pela Instituição Financeira, nesse momento há a confirmação de valores aprovados e do saldo devedor.

Confirmações feitas e eventuais diferenças acertadas, dentro do prazo de cada instituição financeira, o contrato será emitido.

A Credimob enviará as orientações e documentos necessários para agendamento das assinaturas.

Atenção

O prazo para a conclusão dessa etapa é de 5 dias úteis.

6

Assinatura do Contrato pelo Cliente

Nesse momento todos os proponentes assinam o contrato e entregam os documentos enviados pela Credimob na etapa anterior.

Credimob acompanha seu processo até aqui.

Atenção

O prazo para a conclusão dessa etapa é de 5 dias úteis.

7

Recebido pela Trisul

Contrato é entregue pela Credimob à Trisul que cuidará do processo até a finalização do processo.

Nesse momento o contrato é conferido com o intuito de identificar possíveis apontamentos do cartório de registro de imóveis.

Não apenas a qualificação dos compradores e vendedores serão conferidos, como também a descrição do imóvel, valores e cláusulas específicas se houver.

Essa conferência garante a agilidade no registro e consequentemente na quitação da sua unidade.

Atenção

O prazo para a conclusão dessa etapa é de 3 dias úteis.

OBS: Se necessário a documentação poderá ser devolvida à instituição financeira para retificação dos itens a serem ressalvados.

8

Assinatura dos Procuradores

Após conferência e ressalva (Se necessário), contrato é encaminhado para assinatura dos procuradores, qualificados no contrato de financiamento.

Atenção

O prazo para a conclusão dessa etapa é de 1 dia útil.

9

Em Registro

Momento em que o contrato de financiamento é enviado para o cartório de registro de imóveis competente, para transferência da propriedade do imóvel para você e instituição da alienação fiduciária em favor da Instituição Financeira, escolhida por você.

Algumas das informações contidas no contrato serão registradas na matrícula da sua unidade.

Atenção

O prazo para a conclusão dessa etapa é de 5 dias úteis.

10

Registrado

O registro de imóveis, irá emitir o recibo com a descrição das custas de todo o processo de registro, bem como, a matrícula do imóvel com a averbação da transferência da propriedade e a instituição da alienação fiduciária a instituição financeira.

A via original da matrícula e uma das vias do contrato serão direcionados à Instituição Financeira, para que o repasse do valor do financiamento, FGTS ou consórcio. seja devidamente creditado na conta da VENDEDORA.

Você será previamente comunicado, sobre a disponibilidade de sua via do contrato e demais documentações, que estarão em nosso escritório para retirada.

Atenção

O prazo para a conclusão dessa etapa é de 12 dias úteis.

11

Quitado

Ocorrerá quando a instituição financeira liberar os recursos na conta da VENDEDORA, o saldo devedor será devidamente baixado em sistema e atualizado no portal de clientes.

Atenção

O prazo para a conclusão dessa etapa é de 5 dias úteis.

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