Jardins: um guia sobre o bairro mais charmoso de SP

Jardins
Powered by Rock Convert

Quer viver em um bairro confortável, seguro e bem localizado? Então, o Jardins, em São Paulo, pode ser a escolha certa para você! Além de oferecer tudo isso para os moradores, a região é muito charmosatem alguns dos mais famosos restaurantes da cidade, infraestrutura completa e amplos espaços verdes.

Aliás, é por esse e outros motivos que a revista Veja cita o Jardins como um dos melhores bairros paulistanos, especialmente por conta de sua rede comercial, segurança e tranquilidade oferecida para crianças e idosos.

A seguir, elaboramos um guia com as principais informações da região para que você possa saber mais da sua história, vias de acesso, infraestrutura, atrações e até mesmo como encontrar o imóvel certo nesse incrível bairro. Leia!

Conheça as principais características do Jardins

De fato, algo curioso da região conhecida como Jardins é com relação à formação. No total, 5 bairros fazem parte da área e eles são conhecidos como Cerqueira César, Jardim Europa, Jardim América, Jardim Paulista e Jardim Paulistano.

Além disso, temos mais dados interessantes sobre o Jardins. Continue com a leitura e saiba mais sobre a sua história, localização e infraestrutura.

A história

Pode ser até difícil imaginar, mas o Jardins já foi uma área inabitada e formada por pântanos. A partir de 1913 a área começou a mudar. De acordo com o blog Ame Jardins, o local pertencia aos coronéis Joaquim e Martim Ferreira da Rosa.

Na mesma época foi elaborado um plano para tornar a região residencial, cheia de natureza e mais exclusiva. Quem conduziu o projeto foi Barry Parker, arquiteto e urbanista inglês que disseminou o conceito de garden city — aliás, é por esse motivo que o bairro leva o nome de Jardins.

Porém, as primeiras residências ficaram prontas somente entre 1925 e 1930. Obviamente, o processo de urbanização modificou bastante a paisagem da área. No lugar de casas, surgiram prédios com infraestrutura completa e bastante seguros.

Mesmo assim, até hoje a região preserva o conceito garden e é conhecida por ter uma das áreas verdes mais desejadas de São Paulo.

A localização e vias principais

Como dito, o Jardins é formado por 5 bairros, faz parte da região oeste e é administrada pela Subprefeitura de Pinheiros. Nessa área estão localizadas algumas das principais vias da capital paulista.

Com relação às avenidas, as que mais se destacam são:

  • Brigadeiro Luis Antônio;
  • Faria Lima;
  • Rebouças;
  • Nove de Julho;
  • Europa;
  • Brasil;
  • Paulista.

Rua da Consolação, Colômbia e Augusta também são outras vias importantes do Jardins. Entre as alamedas, as principais referências são aquelas conhecidas como Franca, Jaú e Lorena.

A infraestrutura

Outra característica marcante do bairro Jardins é a qualidade da infraestrutura. Ao morar nessa região você pode ter a certeza de que vai estar perto de tudo o que mais precisa, incluindo hospitais, escolas e supermercados.

O comércio é excelente, especialmente nas ruas Oscar Freire e Augusta. A primeira é conhecida por lojas luxuosas e renomadas no país todo. Já a segunda é perfeita para quem procura itens de vestuário e decoração descolados e personalizados.

Aliás, um dos pontos mais badalados da rua Augusta é a Galeria Ouro Fino. Lá é possível encontrar moda para adultos e crianças, produtos naturais, salão de beleza e muito mais. Sem dúvidas, vale a pena visitá-la!

Além disso, é fácil se deslocar na região. As principais vias têm uma boa pavimentação e dão acesso aos diversos pontos da cidade, principalmente na zona sul e oeste. Vale ressaltar que o bairro tem diversas ciclovias e, fora do horário de pico, o trânsito flui de maneira adequada.

O sistema de transporte público também funciona bem, com inúmeras linhas de ônibus e várias estações de metrô importantes, como Paulista, Oscar Freire, Fradique Coutinho e Faria Lima, ambas da linha amarela, e Consolação e Brigadeiro, da linha verde.

Descubra as principais atrações do bairro

Agora que você já conhece as principais características dos Jardins, vale a pena descobrir quais são as melhores atrações do bairro!

Na região é possível encontrar cultura, lazer e boa gastronomia. Vamos começar com o aspecto cultura, pois alguns dos mais renomados e interessantes museus estão lá. Na avenida Europa, 158, coração do Jardins, está localizado o Museu da Imagem e do Som (MIS), onde você pode visitar exposições, fazer cursos e ver filmes.

Já na avenida Faria Lima, 2.705, fica o Museu da Casa Brasileira (MCB), que oferece exposições, apresentações musicais, oficinas e cursos. A entrada custa R$ 15, mas aos sábados e domingos a visita é gratuita. O bairro ainda possibilita fácil acesso a outros lugares, como o Masp, na Paulista, Museu AfroMuseu de Arte Moderna de São Paulo e Museu de Arte Contemporânea, no parque Ibirapuera.

As opções de lazer também são bem variadas e incluem alguns dos mais famosos parques da cidade, como o Ibirapuera e o Trianon. Na região ainda ficam localizados tradicionais clubes paulistanos, como o Atlético Paulistano, Pinheiros e Hebraica, e os shoppings Iguatemi, Cidade São Paulo e Pátio Paulista.

Além de arte e lazer, a gastronomia é outro forte do Jardins. Ao escolher o bairro, você tem a oportunidade de morar perto de grandes churrascarias, como a Figueira RubaiyatVento Haragano e Fogo de Chão.

Bistrô Paris 6DOMLellis Tratoria são outros restaurantes fantásticos da região. Entre as padarias, o destaque fica por conta da Galeria dos Pães e da Benjamin.

Saiba como encontrar um imóvel no Jardins

Com tantos atrativos, certamente deu vontade de encontrar um imóvel no Jardins, certo? De fato, o bairro tem empreendimentos excelentes para morar.

Para encontrar o apartamento ideal, faça uma relação com os itens importantes para você. Condomínio moderno, completo e com localização central podem ser alguns deles, por exemplo.

Depois, é essencial contar como auxílio de uma imobiliária especializada. Além de proporcionar mais segurança e ajudá-lo a economizar tempo, ela pode avaliar o seu perfil e indicar quais são os melhores bairros de São Paulo para você e sua família, que com certeza, pode ser o Jardins.

Tem dúvidas sobre isso? Então, continue com a gente e confira tudo sobre o papel da imobiliária na hora de comprar um imóvel!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert