bairro Ipiranga
bairro Ipiranga

Por que morar no Bairro Ipiranga em São Paulo?

O bairro Ipiranga é o mais antigo de São Paulo e, portanto, um dos mais tradicionais da capital paulista. Embora sua história esteja ligada à proclamação da independência por D. Pedro em 1822, às margens do Rio Ipiranga (que atravessa o bairro de mesmo nome), trata-se de um local moderno.

A região abrange o que há de melhor na importante metrópole brasileira e latino-americana. Portanto, se você vem buscando morar em um apartamento bem localizado e com excelente infraestrutura em São Paulo, saiba que esse bairro pode ser uma excelente opção.

Os diversos benefícios e as facilidades que a região oferece aos seus moradores vão convencer você disso. Continue a leitura e confira!

Características do bairro Ipiranga

O ritmo de vida intenso que marca a cidade de São Paulo é algo comum de ser visto na maioria de seus bairros — mesmo os mais bem localizados e com melhor infraestrutura. Apesar disso, esse cenário muda um pouco quando estamos falando do Ipiranga.

Um dos principais motivos é que o bairro está situado próximo a dois importantes parques da metrópole paulista: o Parque Aclimação e o Parque da Independência. Portanto, a região abriga um grande oásis verde em pleno ambiente urbano da capital.

Além disso, a boa infraestrutura, com amplo comércio, vias de acesso e qualidade de vida proveniente do clima aprazível do bairro, é um dos destaques que serão aprofundados ao longo deste post. A seguir, conheça algumas de suas principais características e entenda por que comprar imóvel nesse logradouro pode ser vantajoso.

Moradia

O Ipiranga se configura como um misto de arranha-céus, prédios menores e casas que ainda preservam as feições tradicionais da região em alguns pontos. Isso contribui para que seja um bairro tranquilo e com o clima mais ameno, sendo um excelente ponto para uma boa oportunidade de negócio.

Não há a interposição de vários condomínios de prédios, um após o outro, como costuma acontecer em outros bairros de classe média ou média alta da capital paulista.

Comércios

Ainda que não seja um bairro de vida noturna intensa, a presença de bares tradicionais, padarias e restaurantes de boa qualidade é uma das grandes marcas do bairro Ipiranga. O fácil acesso a Correios, bancos, farmácias ou facilidades diversas é outra característica da vida comercial da região.

Escolas

O bairro abriga a Escola Estadual Seminário Nossa Senhora da Glória, fundada em 1827 e a primeira a ser direcionada exclusivamente a mulheres. Hoje, a instituição de ensino atende a um público diverso, formado por quase dois mil alunos.

Há, ainda, instituições privadas, como o Colégio Dom Pedro e a Escola Internacional. Portanto, prover uma boa educação aos filhos não é um problema entre quem opta por morar no Ipiranga.

Hospitais

O acesso a hospitais é outra questão bastante descomplicada na região. Algumas de suas principais instalações são:

  • Hospital Ipiranga;
  • Hospital Dom Alvarenga;
  • Hospital Monumento;
  • Hospital São Camilo.

Além desses grandes centros de saúde, você encontra várias clínicas especializadas. Dessa forma, é possível ter o conforto de acessar um serviço tão importante sem precisar percorrer longas distâncias pela capital paulista. Isso faz com que seja um dos melhores locais de São Paulo para comprar apartamento.

Vantagens da região

Bom, agora é chegada a hora de conhecer algumas das vantagens do bairro Ipiranga. Para além dos itens que já foram citados sobre essa região, existem alguns outros aspectos que merecem ser levados em conta. Veja!

Mobilidade

O transporte público é facilitado pelas três linhas de metrô que abastecem o bairro e uma de trem. Vale destacar o fato de que a Avenida do Estado, localizada na região, dá acesso ao centro de São Paulo, à Zona Sudeste e a algumas cidades do interior.

Vale destacar também as ciclovias presentes nas avenida Nazaré e, nas Ruas dona Leopoldina, Santa Cruz e Mont Alverne, próximo a Estação Alto do Ipiranga.

Este último local conta com uma cúpula de vidro que beneficia a entrada de luz natural em seu projeto sustentável e seus 34 metros subterrâneos, atendendo a, aproximadamente, 20 mil pessoas diariamente.

Cultura

Além do Mercado Municipal do Ipiranga, que é um charme nas feições tradicionais desse logradouro e recebe anualmente a Feira do Livro do Ipiranga, o bairro contém mais de 12 construções históricas que foram tombadas. Quase todas estão ligadas aos antigos conventos coloniais que integravam sua arquitetura original. Algumas delas são:

  • Instituto Padre Chico;
  • Educandário Sagrada Família;
  • Antigo Grupo Escolar São José;
  • Instituto Cristóvão Colombo;
  • Instituto Maria Imaculada.

Trata-se de uma região com muita história para contar e que recebe a devida atenção institucional para a preservação de suas obras. Isso faz do bairro Ipiranga um verdadeiro museu a céu aberto, que atrai atividades culturais o ano todo.

O único aquário de São Paulo também fica no local, sendo outro grande atrativo para quem mora em seu entorno.

Lazer e descanso

Conforme dissemos em outro tópico, dois importantes parques da capital paulista estão situados no bairro Ipiranga. O Parque da Aclimação e o Parque da Independência  são muito frequentados pelo publico da região, devido à sua extensão, excelente localização e ampla oferta de atividades a serem feitas ao ar livre.

Isso é um ganho e tanto para os moradores — que, quando quiserem quebrar a rotina estressante, podem facilmente acessar ambos os parques sem nem mesmo dependerem de carro ou transporte público.

Considere ainda que diversas atividades culturais são desenvolvidas nesses locais, o que é um benefício extra para quem está próximo e pode frequentar ambos sem dificuldades.

Bom custo-benefício

Atualmente, o valor do metro quadrado no bairro Ipiranga gira em torno dos R$7.403. Para um bairro de classe média e média alta em São Paulo, o preço é justo e proporciona um bom custo-benefício. A soma de todos os fatores que apresentamos acima é prova disso, tornando-o uma excelente escolha para aquisição de imóvel.

As facilidades diversas que a região oferece, como vida comercial intensa, mobilidade, opções de lazer e descanso, cultura, história e tradição, fazem valer a pena tal investimento. Empreendimentos de qualidade como os desenvolvidos pela Trisul são bons exemplos disso — e você pode aproveitá-los agora mesmo.

Gostou de saber por que o bairro Ipiranga é uma boa escolha em São Paulo? Então, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer as opções que temos para você!

Powered by Rock Convert

Leave a Reply