quinta-feira, março 28

Tudo sobre o Bairro Brás em São Paulo

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O bairro Brás é um dos mais famosos de São Paulo e até serviu de inspiração para Adoniran Barbosa criar a música O Samba do Arnesto. Lembra-se dela? “O Arnesto nos convidou para um samba, ele mora no Brás”. Sem dúvidas, uma bela homenagem para essa região cheia de história.

O local foi palco de grandes transformações e movimentos sociais importantes para a capital paulista, como a imigração italiana, o surgimento da indústria, as manifestações operárias e a migração nordestina.

Todos esses fatos foram determinantes para a construção e o desenvolvimento do bairro, que hoje ocupa uma área de 3,5 km² no centro-leste de São Paulo. Aliás, a região tem tradicionais vias de acesso entre o centro e a zona leste da cidade e boa infraestrutura — o que a torna um lugar ideal para morar.

Além disso, o comércio característico do local continua impulsionando o crescimento do Brás. Para você ter uma ideia, o bairro recebeu um investimento de R$ 1,6 bilhão para atender o setor varejista, de acordo com reportagem do Estadão.

Quer conhecer mais sobre o bairro Brás? Então, veja como ele surgiu, qual sua importância e os motivos pelos quais é bom viver por lá. Acompanhe!

Como surgiu o bairro do Brás?

Embora incerto, alguns fatos apontam que a região ocupada hoje pelo bairro Brás foi na verdade uma chácara durante o século 18. O dono do terreno, um português chamado José Brás, foi responsável pelo desenvolvimento da região.

Ele investiu na construção da Capela Senhor Bom Jesus do Matosinho, atualmente conhecida como a Igreja do Brás. Por conta de seus feitos, a Praça Benemérito José Brás, que fica logo na saída da estação Brás do metrô, recebeu esse nome em homenagem a ele.

No final do século 19, o Brás recebeu imigrantes vindos da Itália. A festa de São Vito e o Museu da Imigração (antigo prédio da Hospedaria do Imigrante) são algumas das marcas dessa época.

A chegada dos migrantes nordestinos que fugiram da seca nos anos 1940 e a construção do metrô por volta de 1970 também são fatores importantes da história do Brás.

Qual é a importância dele para a cidade?

Sem dúvidas, o bairro Brás é muito importante para a história de São Paulo. Foi lá que surgiu a São Paulo Gas Company, empresa que implementou a iluminação pública a gás na cidade no século 19.

A região ainda foi berço de inúmeras fábricas e recebeu imigrantes italianos, armênios, gregos, bolivianos e chineses. Também recebeu milhares de nordestinos em busca de uma vida melhor na capital paulista.

O bairro ainda foi o centro das manifestações de operários que lutaram por melhores condições de trabalho nas fábricas. Depois disso, mudanças como, adicional noturno, férias e jornada de oito horas, foram conquistadas.

Como visto, a região tem uma capacidade única de acolher em um mesmo lugar pessoas diferentes e de ser pioneira de grandes transformações.

Por que o bairro Brás é bom para morar?

Uma grande mudança pela qual o bairro Brás passa atualmente é com relação à moradia, pois surgem novos e modernos empreendimentos a cada ano. Tudo isso graças à localização privilegiada e ao crescimento constante da infraestrutura da região.

Isso atraiu investimentos no setor imobiliário e a construção de condomínios completos, ou seja, que oferecem lazer, serviços diversificados e segurança para os moradores.

A seguir, confira cinco motivos que comprovam que o Brás é um bom lugar para morar.

1. Localização central

Para muitas pessoas, morar perto do trabalho significa qualidade de vida em uma cidade com um trânsito tão complexo como São Paulo. Por isso, comprar apartamento em uma região central ou de fácil acesso ao centro é fundamental.

Quem opta por morar no bairro Brás tem facilidade para chegar às principais vias da capital paulista, como a Radial Leste, a Marginal Tietê e as avenidas Rangel Pestana, Celso Garcia e do Estado. Além disso, ele fica próximo aos bairros Mooca, Cambuci, Bom Retiro, Pari, Sé e Belém.

2. Condomínios modernos

Outro ponto vantajoso do bairro é com relação aos novos empreendimentos. Atraídas pelo grande potencial de crescimento, construtoras lançam imóveis bastante completos e modernos na região.

Em geral, os condomínios oferecem extensas áreas de lazer, com piscina, quadra, playground, salão de festas, churrasqueira e academia. Além disso, disponibilizam vigilância 24 horas, vaga de garagem e serviços adicionais, como lavanderia, por exemplo.

3. Ampla rede comercial

Uma característica marcante do Brás é o comércio. Lá o morador encontra tudo o que precisa, e opções de lojas não faltam! Pessoas de diversas partes do país vão até a região para comprar roupas e acessórios, tanto por conta da qualidade quanto pelo bom preço dos produtos.

A Feirinha da Madrugada, local favorito de quem gosta de pechinchar, também fica no bairro. A poucos minutos de carro ou apenas uma estação de metrô também fica a Rua 25 de Março, outro excelente ponto para compras.

4. Transporte variado

A boa infraestrutura com relação ao transporte público também é outro destaque do bairro Brás. A estação Brás, por exemplo, integra a linha vermelha do metrô com a linha turquesa da CPTM. Também existem diversas linhas de ônibus e terminais distribuídos na região.

Mesmo que você prefira utilizar o próprio carro, lembre-se de que o acesso fácil aos mais variados tipos de transporte amplia a valorização do imóvel e traz mais desenvolvimento para o bairro.

5. Diversas opções de lazer e serviços

Lazer e serviços também têm um peso significativo na hora de decidir onde comprar um imóvel. Nesse sentido, o Brás oferece diversas opções. Por conta da influência italiana, a região tem excelentes restaurantes, como a Cantina Gigio Castelões.

Ainda na temática gastronômica, o bairro fica pertinho do Mercado Municipal, conhecido como Mercadão. O local não apenas tem uma grande variedade de produtos como também uma extensa rede de lanchonetes e restaurantes — onde são vendidos os famosos sanduíches de mortadela!

No quesito cultural, além do Museu da Imigração, o Brás ainda é próximo da Pinacoteca e do Museu Catavento. Vale lembrar que a região abriga uma grande diversidade religiosa, pois é lá que ficam localizadas inúmeras igrejas católicas, o Templo de Salomão e a Mesquita do Brás.

Viu só quantas vantagens de morar no bairro? Então, que tal conhecer os melhores apartamentos no Brás na Trisul para encontrar o imóvel dos seus sonhos!

Compartilhar.

Confira agora
os nossos imóveis

Apartamentos exclusivos com ótimos preços e condições.

Ver empreendimentos

Deixe um Comentário